Enquanto Mato Grosso registrou na semana passada redução de 24,86% em relação ao número de casos registrados de dengue, Alta Floresta foi mais além, registrou queda no índice de 97,1%. As notificações também diminuíram significativamente, de janeiro a março desse ano foram apenas 50, enquanto que no mesmo período de 2014 foram aplicadas 350 notificações.
Este ano, nos primeiros três meses, a Vigilância Ambiental registrou apenas dois casos de pessoas com dengue, no entanto, em 2014, nesse mesmo período foram registrados 70 casos de dengue no município.
A redução dos casos de dengue e do índice de infestação do mosquito tem como reflexo o trabalho dos agentes da Secretaria de Saúde com visitas domiciliares com a intenção de conscientizar o morador sobre os cuidados com o quintal, como recolher lixos que acumulam água e eliminar os criadouros do mosquito.
Apesar da redução dos casos Alta Floresta permanece em alerta. A Secretaria de Saúde dará continuidade, por meio da Vigilância Ambiental no trabalho de vistoria, monitoramento, orientação e prevenção principalmente nos bairros e setores que apresentarem maior evolução para a proliferação do mosquito.
Lindomar Leal
Assessoria PMAF