Breaking News

UHE Teles Pires promove curso de beneficiamento do pescado em Paranaíta

Curso de pescadoCom o objetivo de contribuir com a profissionalização do setor de piscicultura, a Secretaria Municipal de Agricultura de Paranaíta realizou entre os dias 10 e 14 de novembro, o curso de Beneficiamento e Conservação do Pescado. A iniciativa contou com o apoio da Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MT) e Grupo Gestor de Turismo de Paranaíta.

Com carga horária de 40 horas, o curso foi direcionado para pescadores e profissionais de estabelecimentos comerciais que trabalham com o pescado, e ensinou desde o processo de higienização do manipulador e do local de trabalho, às técnicas de abate, beneficiamento, processamento e conservação, embalagem e rotulagem dos produtos. A partir da qualificação os participantes estão capacitados para produzir produtos derivados do peixe como carne moída, hambúrguer ou peixebúrguer, croquete, salame, linguiça frescal e mista, farinha de peixe, peixe defumando, dentre outros.

De acordo com a coordenadora de projetos sociais da Companhia Hidrelétrica Teles Pires, Marcileny Miranda, os pescadores da área de influência direta também participaram do curso. “Essa capacitação serve como incremento para a atividade econômica pesqueira local, é uma qualificação importante para esses profissionais”, destacou Miranda.

Para o secretário de Agricultura, Jackson Aragão, o curso veio atender uma demanda dos pescadores de Paranaíta, e atendeu também o interesse de várias pessoas da cidade. “As técnicas aprendidas no curso vão agregar mais valor aos nossos produtos que além de tudo, são fabricados com ingredientes da região. Os estabelecimentos comerciais contarão uma gama maior de produtos criados a base de peixe”, pontuou Aragão.

A Hidrelétrica Teles Pires disponibilizou os materiais de consumo do curso e mobilizou os pescadores da área de influência direta do empreendimento para participarem da programação. A atividade integra o Programa de Apoio à Reinserção e Fomento das Atividades Econômicas Locais e o Programa de Monitoramento da Atividade Pesqueira

 

Check Also

Aftosa: Brasil avança no reconhecimento internacional como livre sem vacinação

Comissão da OMS aprovou o entendimento sobre a febre aftosa em nosso território, mas a …

Agricultura e Pecuária distribui 3 mil mudas de café; fomento à atividade cafeeira já atendeu 85 cafeicultores

Na manhã de ontem, sexta-feira, 28 de fevereiro, a Prefeitura de Alta Floresta, por meio …

Governo de MT licita asfaltamento de mais 54 km da MT-242

Estado já asfaltou 112 km de importante ligação da região norte mato-grossense A Secretaria de …

Avanço da Chikungunya; em 2 meses, óbitos se igualam a todos registrados em 2024

O aumento no número de casos de arboviroses segue em alerta em Mato Grosso e, …

Henrique e Juliano curtem Carnaval no Teles Pires, em Mato Grosso

A dupla sertaneja Henrique e Juliano escolheu um dos cenários mais encantadores de Mato Grosso …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *