A Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP), realizou no dia 01° de novembro, o encerramento do curso e a entrega dos certificados da pós-graduação em Políticas Sociais de Enfrentamento da Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A formatura aconteceu no salão Gold Eventos em Alta Floresta e foi marcada pelo ineditismo do curso, já que esta é a primeira turma no Brasil a realizar uma especialização com essa nomenclatura.
Promovido pela Hidrelétrica Teles Pires, em parceria com o Instituto Professor Fernandes Empreendimentos Educacionais e as prefeituras Alta Floresta e Paranaíta, a pós-graduação teve como objetivo preparar profissionais dos setores da saúde, segurança pública, educação, ação social além de representantes da sociedade civil organizada para atuarem na prevenção, atendimento e combate à violência, ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes na região. O curso foi dividido em 15 módulos com carga horária de 410 horas.
De acordo com o diretor de Meio Ambiente da Hidrelétrica Teles Pires, Marcos Duarte, essa proposta foi desenvolvida basicamente durante um ano e integrada ao Programa de Reforço à Infraestrutura e aos Equipamentos Sociais da CHTP, para em seguida se concretizar num projeto educacional pioneiro no Brasil. “Esse curso de especialização é a concretização de mais uma ação da Hidrelétrica que vai ficar marcada na história desses profissionais que atuam na região, pois o conhecimento é para sempre”, destaca Duarte.
O presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA) e também pós-graduando, Clodoaldo Adamczuk ressalta que é necessário aprofundar o conhecimento e estudo para atuar com crianças e adolescentes. “Essa pós-graduação foi uma das etapas alcançadas. É necessário aprofundar mais sobre essa temática, porque lidar com crianças e adolescentes que sofreram algum tipo de abuso ou exploração sexual não é fácil. Ainda há muito a ser feito. Estamos em tratativas para aprofundar esse estudo em nível de mestrado”, diz Adamczuk.
Para o prefeito Asiel Bezerra de Araújo, a parceria firmada entre a CHTP com a gestão pública de Alta Floresta e Paranaíta, foi excelente para a qualificação dos profissionais que desenvolvem atividades na rede de proteção e defesa de crianças e adolescentes. “Essa parceria com a Hidrelétrica Teles Pires foi essencial para o fortalecimento e atuação da rede de profissionais voltados às ações de combate e exploração sexual de crianças e adolescentes. Temos o dever de combater esse tipo de crime que vem acometendo a nossa sociedade”, pontua o gestor.
Check Also
Aftosa: Brasil avança no reconhecimento internacional como livre sem vacinação
Comissão da OMS aprovou o entendimento sobre a febre aftosa em nosso território, mas a …
Agricultura e Pecuária distribui 3 mil mudas de café; fomento à atividade cafeeira já atendeu 85 cafeicultores
Na manhã de ontem, sexta-feira, 28 de fevereiro, a Prefeitura de Alta Floresta, por meio …
Governo de MT licita asfaltamento de mais 54 km da MT-242
Estado já asfaltou 112 km de importante ligação da região norte mato-grossense A Secretaria de …
Avanço da Chikungunya; em 2 meses, óbitos se igualam a todos registrados em 2024
O aumento no número de casos de arboviroses segue em alerta em Mato Grosso e, …
Henrique e Juliano curtem Carnaval no Teles Pires, em Mato Grosso
A dupla sertaneja Henrique e Juliano escolheu um dos cenários mais encantadores de Mato Grosso …