Capa / Cidades / Estudos realizados durante a instalação da UHE Teles Pires ampliam o conhecimento dos peixes na bacia do rio Teles Pires

Estudos realizados durante a instalação da UHE Teles Pires ampliam o conhecimento dos peixes na bacia do rio Teles Pires

As ações de preservação ambiental realizadas na área de influência da Usina Teles Pires foram o principal tema do segundo dia do workshop de acompanhamento das atividades do empreendimento hidrelétrico que ocorreu na sede do Ibama em Brasília.

 

Foram apresentados os resultados das pesquisas feitas nos programas de ictiofauna da UHE Teles Pires, especialmente os dados de reprodução e migração dos peixes que ampliam o conhecimento do comportamento no rio Teles Pires e nos afluentes, como rio Apiacás e São Benedito, durante a construção e também após a implantação da barragem da Usina.

 

“A licença de instalação prévia a realização de estudos para monitorar o comportamento dos peixes e possivelmente a colocação de um elevador para a transposição. Tendo em vista os resultados apresentados durante os estudos o Ibama, em conjunto com diversos especialistas, definiu que não há necessidade de instalação desse sistema”, afirmou Maíra Fonseca, gerente de Meio Ambiente da Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP).

 

A CHTP fez uso do que há de mais avançado e inovador em telemetria, tecnologia de implantação de transmissores, para monitoramento das espécies de jaú, barbado, matrinxã, piraíba, cachara e curimba que foram estudadas nos últimos anos.

 

Para os analistas que compõem a Diretoria de Licenciamento Ambiental (DILIC) do Ibama, o encontro propicia um maior entendimento sobre as atividades desenvolvidas pela empresa. “A transparência das informações apresentadas durante o 5ª workshop tem nos ajudado a esclarecer as principais dúvidas em relação aos procedimentos adotados para a instalação da Usina”, declarou Rafael Reis, analista ambiental do instituto.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top