Numa abordagem rotineira, fiscais da Sema – Secretaria Estadual de Meio Ambiente, fizeram detenção de um veículo pick up Strada, branca, placa OBA 0466, no bairro Cidade Bela, e descobriram mais de 400 quilos de peixe irregular, sem guia de transporte e a grande maioria abaixo das medidas legais.
Os fiscais Luciédio Rodrigues, Severino Paula, Rivelino Antunes e Juares Costa, trafegavam no bairro Cidade Bela, fazendo rondas de rotina, quando se depararam com o veiculo Strada, completamente carregado, aparentando ser pescado devido a grande quantidade de água que caía do veiculo.
Na abordagem, o motorista Adelso da Costa, 37 anos morador da cidade de Carlinda, 35 km de Alta Floresta, disse que estaria transportando o peixe, para alguns comércios de Alta Floresta. Em entrevista ao O Diário ele relatou que, “eu compro os peixes na beira do rio, e revendo aqui em Alta Floresta, para lanchonetes, bares e até mesmo peixaria”.
Os peixes apreendidos foram pescados, segundo Adelso, no Rio Teles Pires e nas Quatro Pontes, dos 400 quilos apreendidos, a maioria estava abaixo das medidas exigidas por Lei, Adelso disse estar ciente que os peixes estavam irregulares, mas que mesmo assim fazia o transporte e a venda.
Adelso disse ainda que é agricultor na cidade de Carlinda e que está no ramo de peixes, há 15 anos como pescador e há 2 anos como transportador, comprando peixes dos pescadores na beira do rio e revendendo para terceiros e lanchonetes.
Os fiscais da Sema explicam que estão atentos e se algum peixe for encontrado em algum estabelecimento comercial, o mesmo terá todo o material apreendido e o estabelecimento lacrado.
Os mais de 400 quilos apreendidos, serão distribuídos entre algumas entidades em Alta Floresta, entre elas, Lar dos Idosos e Casa de Apoio ao Agricultor.
Luciédio Rodrigues, chefe da operação, disse que as fiscalizações continuarão e quem for pego com peixe abaixo das medidas será, detido e encaminhado até a delegacia de polícia, por crime ambiental.