O primeiro rotor da turbina que vai compor o sistema de geração de energia elétrica da Usina Hidrelétrica Teles Pires chegou ao canteiro de obras em Paranaíta, no dia 08 de junho de 2014. A peça é aguardada há 153 dias, desde que saiu de São Paulo no dia 6 de janeiro e iniciou o deslocamento, que envolveu transporte terrestre, marítimo e fluvial.
O transporte terrestre é realizado por uma viga articulada puxada por um cavalo mecânico trator e três cavalos volvo (caminhão), com estrutura de cerca de 90 metros de comprimento e 256 pneus na carreta. Um veículo reforçado para suportar o rotor que pesa 290 toneladas e possui 5,30 metros de altura e 8,8 metros de diâmetro. Todo o conjunto pesa 626 toneladas.
O gerente de projetos da Alstom, empresa fabricante do rotor da turbina, Adriano Fracchia, conta que a operação de transporte multimodal envolveu uma logística complexa com mais de 40 profissionais envolvidos, pertencentes à Polícia Rodoviária Federal, engenheiros, equipes de gestão, batedores, além do apoio de concessionárias de energia elétrica, polícia militar, entre outros. “É uma peça muito grande que ocupa praticamente toda a rodovia. Tivemos que fazer desvios no trajeto, resolver situações de interferência de rede elétrica, esperar por operações tapa-buracos na estrada, retirar pórticos das laterais para o veículo passar, além da baixa velocidade e paradas periódicas para manutenção do veículo”, explicou Fracchia.
Até o final de 2014, a usina irá receber cinco rotores. As peças vão compor as turbinas responsáveis por transformar a energia hidráulica (energia da água) em mecânica (movimento das turbinas). Nesse processo, a força e a velocidade da água movimentam as turbinas que estão conectadas a um gerador, responsável pela transformação da energia mecânica em energia elétrica.
Segundo o gerente Técnico da Companhia Hidrelétrica Teles Pires, Túlio Machado, com a chegada do primeiro rotor, as equipes responsáveis pela montagem dos equipamentos vão realizar algumas adequações na peça. “Vamos descer o rotor da carreta na área de montagem e realizar as adequações necessárias para a instalação. O segundo passo é descer a peça no poço da turbina que fica na casa de força, com o uso das duas pontes rolantes e iniciar o processo de conclusão da montagem eletromecânica da primeira das cinco turbinas”, explicou Machado.
De acordo com informações da empresa Alstom, a segunda unidade já está no percurso da hidrovia Paraguai/Paraná e o terceiro rotor segue para o Porto de Santos. A previsão é que as próximas peças demorem menos tempo para realizar o percurso.
Itinerário – As carretas que fazem o transporte do primeiro rotor saíram de Taubaté (SP), no dia 06 de janeiro, em direção ao porto de Santos de onde seguiram por transporte marítimo (navio Break Bulk) até Nueva Palmira no Uruguai para continuarem o trajeto por balsa através da hidrovia Paraguai/Paraná até o município de Cáceres (MT). O rotor chegou ao estado do Mato Grosso no dia 14 de maio. A partir deste local, percorreu cerca de 1.100 quilômetros de rodovias, há uma velocidade média de 15 km/h e de 30 a 60 quilômetros por dia até chegar à Paranaíta. Todo o trajeto foi acompanhado pela Polícia Rodoviária Federal e uma equipe de engenheiros e técnicos responsáveis por auxiliar no transporte e avaliar as condições de tráfego nas rodovias, como pontes, estradas, os horários com menos fluxo de veículos, obstáculos – a exemplo de rede elétrica e avarias na pista- entre outras situações, para, assim, garantir a segurança viária da rota.
Prevista para entrar em funcionamento no início de 2015, a Usina Hidrelétrica Teles Pires terá potência instalada de 1.820 megawatts, suficiente para abastecer cerca de cinco milhões de pessoas.