Capa / Em Destaque / Exército de MS desloca 1,1 mil homens para atuarem em Cuiabá

Exército de MS desloca 1,1 mil homens para atuarem em Cuiabá

exercitoTropas do Exército, da área do Comando Militar do Oeste (CMO), começam a embarcar para Cuiabá (MT), onde integrarão o planejamento de segurança para a Copa do Mundo Fifa 2014, que acontece a partir do dia 12 de junho, no Brasil. As unidades militares do Mato Grosso do Sul devem deslocar cerca de 1.100 homens para a capital mato-grossense, uma das cidades-sede da competição.

Como Cuiabá é da área de abrangência do CMO, sediado em Campo Grande, foram escalados para envio homens da Capital, Bela Vista, Amambai, Ponta Porã, Dourados, Jardim, Nioaque, Corumbá, Coxim, Três Lagoas e Aquidauana. A 14ª Companhia de Polícia do Exército, de Campo Grande, por exemplo, que também tem a atribuição de policiamento de choque e controle de manifestações públicas e outros distúrbios, começa a se deslocar na segunda-feira pela manhã, inclusive, com embarque de cães de guerra usados para farejamento de entorpecentes. Da Capital também viajam homens da Companhia de Guardas, Companhia de Comando e do próprio CMO.

Em Cuiabá já está instalado um dos 12 Centros de Coordenação de Defesa de Área (CCDA), vinculados a um comando nacional de planejamento de segurança da Copa, a cargo do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), em Brasília. O centro do estado vizinho será coordenado pelo general de brigada José Carlos Braga de Avellar, comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, que na segunda-feira realiza reunião com todos os envolvidos no esquema de segurança.

As Forças Armadas vão atuar com 57 mil militares durante a competição, nas cidades-sede. Desse total, 21 mil vão compor a força de contingência, preparada para agir em caso de eventualidade. O emprego das tropas será em eixos exclusivos de defesa, como o controle aeroespacial e do espaço aéreo, marítimo e fluvial, segurança de estruturas estratégicas, defesa cibernética, contraterrorismo e defesa química, biológica, radiológica e nuclear.

(*)Com informação de Correio do Estado

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top