O trânsito na BR-163 está quase paralisado devido ao transporte de um rotor para a Usina Hidrelétrica (UHE) Teles Pires.
O equipamento possui aproximadamente seis metros de altura e nove de diâmetro, pesa quase 300 toneladas, ele usa toda a largura da BR para seguir viagem.
O mesmo deverá passar por Lucas do Rio Verde nos próximos dias, a previsão é que ele chegue em Paranaíta, local onde a usina esta sendo construída apenas daqui 35 dias, pois a velocidade média do caminhão que transporta o rotor é de no máximo 15 km/h. O caminhão leva a tarde toda para fazer cerca de 8 km.
Segundo informações, a cada 30 km percorridos é obrigatória uma parada, nesse momento o caminhão entra no acostamento da rodovia e o fluxo de veículos (carros e caminhões) é liberado.
O rotor está em transportes desde o mês de janeiro, que saiu da fábrica em Taubaté (SP) e seguiu até o porto de Santos, de onde por mar foi transportado para o porto de Montevidéu, no Uruguai. Ao chegar ao Uruguai foi embarcada em uma balsa pela Hidrovia Paraguai-Paraná até Cáceres, vindo para Cuiabá de caminhão pela BR-070 e segue agora pela BR-163 até a cidade de destino.
Os motoristas que trafegam pela BR-163 devem manter a atenção durante os próximos dias.