A Companhia Hidrelétrica Teles Pires, por meio do Programa de Educação Ambiental, desenvolve atividades em 19 escolas da rede pública de ensino de Alta Floresta, Paranaíta (MT) e Jacareacanga (PA). O projeto busca trabalhar de maneira multidisciplinar temas que envolvam ações e melhorias socioambientais nestes municípios. Até o final de 2014, cerca de 5 mil alunos e 200 professores irão participar das oficinas.
Atualmente, alunos e professores participam das oficinas sobre Organização Social. O objetivo é despertar, dentro do ambiente escolar, a importância da organização social para mobilizar a população nos processos participativos da vida pública. Além disso, noções sobre cidadania ajudam a formar cidadãos mais conscientes de suas responsabilidades.
As oficinas também preparam os participantes para o desenvolvimento de campanhas ambientais com temas associados à sustentabilidade socioambiental. “As oficinas mostram como a organização social está inserida no nosso cotidiano e em diversos ambientes. A interação dos alunos para o sucesso desse projeto é muito importante e temos percebido que eles sempre querem participar com opiniões sobre o trabalho em grupo”, explica Luciana Swiderski da Walm Engenharia e Tecnologia Ambiental.
Esse trabalho já foi desenvolvido nas Escolas Municipais Irmã Dulce, Benjamim de Pádua, Escola Estadual Cecília Meireles em Alta Floresta e na Escola Municipal Getúlio Vargas em Paranaíta, em 2013. Participaram dessas atividades mais de 1.300 alunos e mais de 60 professores.
Entre os dias 10 de março e 1º de abril de 2014, as primeiras instituições de ensino que receberam as oficinas foram a Escola Municipal São Pedro, Nossa Senhora das Graças e Juscelino Kubitschek de Oliveira, em Paranaíta. Cerca de mil alunos de 03 a 14 anos participaram das atividades.
A aluna da quarta série da Escola Juscelino Kubitschek ,Taís Cristina, de 09 anos, conta o que já aprendeu sobre educação ambiental. “A gente precisa cuidar do mundo e hoje vi que para fazer isso é preciso se organizar. Podemos começar chamando os amigos e parentes para trabalharmos juntos”, afirma.
Após a oficina sobre “Organização Social”, os próximos temas a serem trabalhados pelos educadores e equipe do programa serão a conscientização para a melhoria da gestão de resíduos sólidos e os impactos da pesca predatória, além de quatro campanhas sobre a conscientização ambiental, sendo a primeira sobre a importância da conservação da água.