Breaking News

Oficina prepara alunos para campanhas ambientais

oficina preparaA Companhia Hidrelétrica Teles Pires, por meio do Programa de Educação Ambiental, desenvolve atividades em 19 escolas da rede pública de ensino de Alta Floresta, Paranaíta (MT) e Jacareacanga (PA). O projeto busca trabalhar de maneira multidisciplinar temas que envolvam ações e melhorias socioambientais nestes municípios. Até o final de 2014, cerca de 5 mil alunos e  200 professores irão participar das oficinas.

Atualmente, alunos e professores participam das oficinas sobre Organização Social. O objetivo é despertar, dentro do ambiente escolar, a importância da organização social para mobilizar a população nos processos participativos da vida pública. Além disso, noções sobre cidadania ajudam a formar cidadãos mais conscientes de suas responsabilidades.

As oficinas também preparam os participantes para o desenvolvimento de campanhas ambientais com temas associados à sustentabilidade socioambiental. “As oficinas mostram como a organização social está inserida no nosso cotidiano e em diversos ambientes. A interação dos alunos para o sucesso desse projeto é muito importante e temos percebido que eles sempre querem participar com opiniões sobre o trabalho em grupo”, explica Luciana Swiderski da Walm Engenharia e Tecnologia Ambiental.

Esse trabalho já foi desenvolvido nas Escolas Municipais Irmã Dulce, Benjamim de Pádua, Escola Estadual Cecília Meireles em Alta Floresta e na Escola Municipal Getúlio Vargas em Paranaíta, em 2013. Participaram dessas atividades mais de 1.300 alunos e mais de 60 professores.

Entre os dias 10 de março e 1º de abril de 2014, as primeiras instituições de ensino que receberam as oficinas foram a Escola Municipal São Pedro, Nossa Senhora das Graças e Juscelino Kubitschek de Oliveira, em Paranaíta. Cerca de mil alunos de 03 a 14 anos participaram das atividades.

 

A aluna da quarta série da Escola Juscelino Kubitschek ,Taís Cristina, de 09 anos, conta o que já aprendeu sobre educação ambiental. “A gente precisa cuidar do mundo e hoje vi que para fazer isso é preciso se organizar. Podemos começar chamando os amigos e parentes para trabalharmos juntos”, afirma.

Após a oficina sobre “Organização Social”, os próximos temas a serem trabalhados pelos educadores e equipe do programa serão a conscientização para a melhoria da gestão de resíduos sólidos e os impactos da pesca predatória, além de quatro campanhas sobre a conscientização ambiental, sendo a primeira sobre a importância da conservação da água.

Check Also

Cabeça humana é encontrada dentro de sacola no cemitério municipal de Alta Floresta

Moradora que fazia limpeza em túmulo encontrou o material; Polícia Civil e Politec investigam o …

Defesa Civil Municipal monitora local onde seria realizado o Fest Praia No Rio Teles Pires

Atendendo a um pedido direto do prefeito de Paranaíta, Osmar Moreira, o coordenador da Defesa …

Governador atende setor e prorroga Proalmat até 2032

Medida vai beneficiar mais de 2.100 produtores e dezenas de milhares de trabalhadores O governador …

Alta Floresta se destaca em cumprimento de metas, conciliação e posição no Igest

A Vara do Trabalho de Alta Floresta cumpriu todas as metas do CNJ para a …

Agosto Dourado reforça a importância da amamentação para mães e bebês

Durante o mês de agosto, conhecido como Agosto Dourado, a atenção se volta para a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *