Capa / Economia / Alta Floresta terá 3 usinas de pequeno porte com capacidade de produzir 102 megawatts

Alta Floresta terá 3 usinas de pequeno porte com capacidade de produzir 102 megawatts

Reuniao usinasFonte: O Diário

O município de Alta Floresta terá 3 usinas de pequeno porte com capacidade de produzir até 102 megawatts de energia. Os empreendimentos serão construídos no rio Apiacás em território altaflorestense. Serão duas PCH`s (Pequenas Centrais Hidrelétricas) e uma UHE (pequena Usina Hidrelétrica). 

A primeira reunião para debater a instalação das pequenas usinas em Alta Floreta aconteceu nesta terça-feira, 11, entre os responsáveis pelo grupo Enel Green Power e o prefeito Asiel Bezerra, onde estiveram presentes também os secretários de Educação, Lenita Kroker, Saúde, Manoel João, Turismo e Administração, DoglasArisi e Assistência Social, Luzmaia Quixabeira de Araújo.

Neste primeiro encontro foram discutidos vários assuntos, principalmente sobre as obras de compensações devido aos impactos que possivelmente serão causados no município. O prefeito Asiel Bezerra expôs algumas situações e afirmou a vinda destes investimentos na região é de grande importância para o desenvolvimento de Alta Floresta. “A vinda destes empreendimentos traz desenvolvimentos para a região. Tanto é que a energia produzida por estes empreendimentos será consumida aqui na própria região”, destacou o prefeito.

O prefeito Asiel Bezerra destacou que a grande vantagem destes empreendimentos é que será construído em sua totalidade em Alta Floresta, desta forma, os impostos serão captados exclusivamente para o município. Asiel, no entanto frisou que quando se trata em desenvolvimento para a região o empreendimento é importantíssimo, mas ressaltou que para a administração pública o impacto acaba sendo negativo porque acaba trazendo mais problemas. “Mas estamos conversando com o grupo da Enel Green Power discutindo as medidas compensatórias, na área social, saúde e educação. Estaremos debatendo outras situações para que o município não venha arcar com os prejuízos futuramente” esclareceu o prefeito.

Os representantes do grupo Enel Green Power afirmaram que pretendem”unificar as ideias” com o Executivo, pois o empreendimento também visa o desenvolvimento. A previsão é que as obras sejam iniciadas a partir do segundo semestre de 2014.

Alex Cordeiro

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top