Breaking News

Professores estaduais paralisam atividades na próxima sexta

Sintep afirma que estudantes não serão prejudicadosPor conta de não chegarem a um acordo com a secretaria de Educação sobre a remuneração dos professores contratados durante reposição das aulas referentes ao período de 67 dias em que permaneceram em greve, os profissionais da rede estadual de ensino de Mato Grosso deverão paralisar as atividades na próxima sexta-feira, 31. Os profissionais irão fazer mobilizações para exigir o firmamento de contrato que garanta salário e demais direitos trabalhistas no mês de janeiro.

Segundo Ilmarly Teixeira, que faz parte da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) em Alta Floresta a concentração está programada para acontecer em frente à Câmara Municipal, na avenida Ariosto da Riva. Na ocasião, os profissionais da educação pretendem denunciar a população a falta de compromisso do governo do estado que não cumpriu o acordo com a categoria durante a greve no ano passado. Ela explica que desde o dia 7 de janeiro os educadores efetivos e interinos retornaram às aulas para cumprir o compromisso de terminar o ano letivo 2013, porém, até o momento o governo estadual se nega a fazer qualquer repasse aos profissionais contratados sob a justificativa de que eles já receberam por essas aulas. “Infelizmente o governo não cumpre o acordo que trabalhou quando houve a suspensão da greve. Um dos elementos do acordo está relacionado ao contrato temporário dos interinos que estão fazendo as devidas reposições da greve, mas irão trabalhar sem receber a remuneração. Não concordamos com isso e, devido a isso vamos fazer esta mobilização para informar a comunidade”, ressalta Ilmarly.
A representante do Sintep classifica a situação como um trabalho escravo, já que nenhum dos servidores contratados está sendo remunerado. “Trabalhar e não receber é trabalho escravo. Não foi isso que ficou definido anteriormente com o governo, houve um entendimento que agora está sendo descumprido e não podemos aceitar”, enfatiza Ilmaly Teixeira.
Ilmaly disse ainda que outro compromisso feito pelo governo do Estado é a climatização das escolas, coisa que não está acontecendo. “É lamentável que tenhamos gestores respondendo pelo estado de Mato Grosso sem nenhum compromisso. A educação precisa de investimentos. Houve os comprometimentos, mas não saíram do papel”, afirma, deixando claro que a falta de comprometimento do governo do Estado poderá afetar o calendário escolar de 2014.

 

Alex Cordeiro  – O Diário

Check Also

Estudantes de Alta Floresta participarão de intercâmbio promovido pelo Governo do Estado

Três estudantes de Alta Floresta foram selecionados para participar de um intercâmbio cultural na Inglaterra, …

Cabeça humana é encontrada dentro de sacola no cemitério municipal de Alta Floresta

Moradora que fazia limpeza em túmulo encontrou o material; Polícia Civil e Politec investigam o …

Defesa Civil Municipal monitora local onde seria realizado o Fest Praia No Rio Teles Pires

Atendendo a um pedido direto do prefeito de Paranaíta, Osmar Moreira, o coordenador da Defesa …

Governador atende setor e prorroga Proalmat até 2032

Medida vai beneficiar mais de 2.100 produtores e dezenas de milhares de trabalhadores O governador …

Alta Floresta se destaca em cumprimento de metas, conciliação e posição no Igest

A Vara do Trabalho de Alta Floresta cumpriu todas as metas do CNJ para a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *