A Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP) promove durante as próximas semanas, o Seminário Anual de Divulgação dos Resultados obtidos ao longo de 2013 referente às atividades desenvolvidas no âmbito do Plano Básico Ambiental da UHE Teles Pires. O evento que acontecerá nos municípios de Alta Floresta, Paranaíta (ambos em Mato Grosso) e Jacareacanga (Pará), é uma oportunidade para os moradores da região conhecerem melhor as ações promovidas pela empresa. Os seminários acontecem nos dias 27 e 28 de janeiro em Paranaíta, no Salão Paroquial; 28 e 29 de janeiro em Alta Floresta, no Centro de Cultura e Eventos; e no dia 04 de fevereiro, em Jacareacanga, na Escola Carmem Valente da Silva.
Além dos 44 programas ambientais desenvolvidos, os participantes poderão conhecer detalhes sobre a evolução nas obras da Usina, as ações compensatórias, resgate de diversas espécies da fauna e flora, atividades de promoção de saúde, assistência social e cidadania, e como é desenvolvido o gerenciamento ambiental completo das atividades.
Palestra – A primeira noite de seminário nos municípios de Paranaíta e Alta Floresta contará com a participação do jornalista Paulo Henrique Amorim. A palestra irá abordar de forma interativa e bem-humorada temas como as perspectivas e oportunidades da economia brasileira, a cabeça do novo consumidor e o papel do Brasil na economia mundial.
Paulo Henrique Amorim é apresentador do programa Domingo Espetacular exibido na Rede Record. Foi correspondente da Revista Veja e da Rede Globo, nos Estados Unidos. Ganhador do Prêmio Esso, já trabalhou como editor-chefe do Jornal do Brasil e da Revista Exame. É pioneiro da Internet brasileira desde 1999. O jornalista passou pelo ZAZ, Terra, Uol e IG. Desde 2008, é responsável pelo portal político Conversa Afiada, considerado referência no jornalismo digital.
Durante o seminário também haverá sorteio de brindes. O público poderá doar um quilo de alimento não perecível. Depois de contabilizados, a Companhia Hidrelétrica irá doar a mesma quantia arrecada para famílias carentes de cada município, através das Secretarias de Assistência Social.
A Hidrelétrica Teles Pires terá potência de 1.820 megawatts, suficiente para fornecer energia elétrica a mais de cinco milhões de pessoas a partir de dezembro de 2014. O empreendimento é considerado o quarto maior em construção no Brasil.