Capa / Em Destaque / Éden Silva visita plantação de soja na fazenda Vaca Branca e destaca evolução na agricultura

Éden Silva visita plantação de soja na fazenda Vaca Branca e destaca evolução na agricultura

Éden Silva visita plantação de soja na fazenda Vaca Branca e destaca evolução na agriculturaSC09405O secretário de Agricultura de Alta Floresta, Éden Silva visitou na manhã desta quarta-feira, 04, a plantação de soja na fazenda Vaca Branca, localizada do outro lado do rio Teles Pires, a cerca de 70 quilômetros do perímetro urbano da cidade. Na oportunidade, Éden conversou com produtor Délio Passarini sobre os investimentos que estão acontecendo na região de Alta Floresta relacionados à produção de grãos, especialmente a soja em grande escala.
De acordo com o secretário Éden Silva, este avanço na produção de grãos se deve também ao grande foco do prefeito Dr. Asiel Bezerra que tem procurado trazer incentivos aos produtores rurais, e principalmente, buscando tentar mostrar para empresários do ramo que a região de Alta Floresta é propícia para estes cultivares. Ele destaca que um levantamento já realizado aponta que em um raio de cerca de 100 quilômetros de extensão existe aproximadamente 600 mil hectares para ser cultivado, não somente a soja, mas também o arroz, milho e o próprio algodão.  Éden destaca que a diversificação da plantação encaixa na perspectiva do produtor, pois além dos cultivares, ele também pode manter a criação de gado nas áreas quebradas que não dá para fazer a plantação de grãos. “Hoje, com a problemática que a região enfrenta, está muito claro aos produtores que o valor para fazer a recuperação de um hectare de terra é altíssimo e a maioria não dispõe deste recurso, então situação envolvendo a agricultura, esta recuperação, acaba ficando mais em conta aos proprietários de terra”, explica o secretário, apontando que há situações em que proprietários de terra estão abrindo mão de receber o valor do arrendamento para depois de dois anos receber a terra preparada para receber o capim.
Éden Silva revela que hoje a parte ambiental em Alta Floresta foi cumprida, uma vez que os proprietários de terras assinaram um TAC com o Ministério Público e agora não tem como voltar atrás. Porém, o secretário ressalta que neste momento os produtores precisam do apoio dos poderes maiores, ou seja, das instituições de financiamento e do Governo Federal.  “Alta Floresta cumpriu a principal etapa de sair da lista negra do desmatamento, mas precisa da ajuda do governo agora”, aponta Éden Silva.
Para Éden Silva, o governo federal precisa olhar com mais carinho o setor da agricultora da região, e fazer os investimentos necessários para agregar valor, pois os produtores assumiram as responsabilidades de manter a região fora da lista negra do desmatamento, fizeram o CAR, mas não recebem incentivos financeiros. “Estes investimentos precisam atingir também os pequenos produtores”, aponta.

Alex Cordeiro

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top