A Caminhada Passos que Salvam tem por objetivo despertar, conscientizar a atenção de toda a população para o diagnóstico precoce e combater o câncer em crianças e jovens. Esta é a segunda vez que o projeto acontece no Brasil, este ano em 70 cidades de 5 estados, onde simultaneamente as pessoas estarão caminhando em prol dessa causa.
Alta Floresta é a única cidade no estado de Mato Grosso a participar deste evento. A cirurgiã-dentista Dra. Leila Rennó está à frente do projeto que além de disseminar a informação sobre o tratamento precoce, a “Caminhada Passos que Salvam” também possui uma ação prática e mais direta de combate ao câncer infantojuvenil: ao adquirir o kit com a camiseta, boné e um cadarço, no valor de R$ 25,00, cada participante colabora para arrecadar fundos para o tratamento de pacientes no Hospital de Câncer Infantojuvenil de Barretos.
Dra. Leila Rennó destaca que a ação é para alertar a população para que encaminhem crianças aos centros especializados de tratamento em tempo hábil para que alcancem a cura.”O intuito é despertar a população para o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil e de divulgar a pais e professores quais são os sinais e sintomas da doença, já que eles são facilmente confundidos com os de outras enfermidades menos graves”, explica Leila Rennó.
Porque ajudar? – Somente em 2013, mais de 12 mil crianças serão diagnosticadas no Brasil e destas apenas 50% delas receberão atendimentos. Quando são atendidas, muitas crianças e adolescentes com câncer já chegam com a doença em estágio avançado por diversos fatores: desinformação dos pais, medo do diagnóstico e desinformação dos médicos. O diagnóstico precoce do câncer infantil, muitas vezes, é prejudicado pela semelhança dos sinais e sintomas desta patologia com doenças comuns na infância. Por outro lado, os profissionais encontram dificuldade em fechar o diagnóstico, o que atrasa a busca por serviços médicos especializados, por isso, o conhecimento do pediatra acerca do câncer é determinante para o diagnóstico rápido e seguro.
Por isso, uma ação como a Caminhada Passos que Salvam é muito importante. Uma vez que o sucesso do tratamento depende da habilidade em detectar a doença quando ela ainda está no início, disseminar as informações sobre prevenção e diagnóstico precoce para a população e para os profissionais de saúde, é extremamente necessário para que a criança possa iniciar um tratamento adequado em centros especializados. Estima-se que em torno de 70% das crianças acometidas de câncer podem ser curadas e ter boa qualidade de vida após o tratamento, desde que sejam diagnosticadas precocemente, tratadas em centros especializados e com um tratamento menos agressivo.
Alex Cordeiro