Capa / Estaduais / Gestão Integrada do Turismo pode ser aplicada em Paranaíta e Alta Floresta

Gestão Integrada do Turismo pode ser aplicada em Paranaíta e Alta Floresta

SONY DSCOs atores do turismo que formam os Grupos Gestores de Paranaíta e Alta Floresta participaram, no dia 10 de outubro, dereuniões com várias entidades turísticas da cidade de Foz do Iguaçu (PR),para conhecer o modelo de gestão integrada aplicadono município com desenvolvimento deestratégias inovadoras. Estiveram envolvidos nesta ação, representantes do Conselho Municipal de Turismo da cidade de Foz do Iguaçu (COMTUR), Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindhotéis), Agência de Desenvolvimento Turístico (Adetur), IguassuConvention& Visitor Bureau (IGU C&VB), Conselho de Desenvolvimento dos MunicípiosLindeiros ao Lago de Itaipu e a Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu (Setur).
A viagem de benchmarking(processo de comparação de produtos, serviços e desempenho das organizações), promovida pela Companhia Hidrelétrica Teles Pires juntamente com o Serviço Brasileiro de Apoio as micro e pequenas empresas (Sebrae/MT), é uma das atividades propostas pelo Programa de Apoio a Revitalização e Incremento da atividade de Turismo (P.38) do empreendimento hidrelétrico que visa mostrar aos atores do turismo como aumentar a competitividade turística de Paranaíta e Alta Floresta.Segundo a Presidente do Conselho Municipal de Turismo de Alta Floresta, Rosilda da Riva, o entendimento da metodologia de gestão integrada do turismo de Foz do Iguaçu, vai auxiliar a promoção da atuação conjunta entre as cidades de Alta Floresta e Paranaíta, fato que irá beneficiar a região norte de Mato Grosso.
Um dos objetivos da viagem à Foz do Iguaçu foi de oferecer mais uma ferramenta para que os grupos gestores possam finalizar o plano de turismoregional e avançar no desenvolvimento das ações elencadas durante os workshops de capacitação em gestão turística promovidos pela Companhia Hidrelétrica Teles Pires,Sebrae/MT e Instituto Marca Brasil.
A cada workshop surgem oportunidades reais e aplicáveis para o aumento da competitividade do setor turístico nas cidades de Paranaíta e Alta Floresta.Segundo o consultor do Instituto Marca Brasil, Álvaro Ornelas, a região turística do Cristalino, têm uma das sete maravilhas da natureza apontadas pela Organização das Nações Unidas (ONU). “A Amazônia é o maior produto turístico do Brasil e da América Latina, pois atinge seis estados brasileiros e nove paísesdo continente. A região do Cristalino deve se promover de forma integrada para valorizar a Amazônia matogrossense”, ressaltou Ornelas.
O secretário de turismo de Foz do Iguaçu, Jaime Nelson, ressaltou durante a sua apresentação, que o fato das Cataratas do Iguaçu terem sido inseridas na lista da ONU, ajudou na promoção internacional da cidade, aumentando o fluxo turístico asiático.Ele conta que o modelo de gestão integrada implantado em parceira com o COMTUR de Foz do Iguaçufoi reconhecido pelo Ministério do Turismo por meio de um termo de cooperação técnica, pelo qual a cidade garante acesso irrestrito as informações sobre o modelo de gestão integrada do turismo a qualquer cidade que deseje tornar-se um destinoturístico.”Essa troca de informações para nós é sempre bem vinda. A gente aprende com quem vem nos visitar e quem vem se apaixona pela nossa cidade”, destacou Jaime.
Outro importante destaque na visita técnica foi o contato com a praia artificial da cidade de Santa Terezinha de Itaipu que se formou após o enchimento do lago da UHE Itaipu que recebe o fluxo turístico de dois importantes segmentos do mercado: Turismo Náutico e o Turismo de Sol e Praia.Segundo a consultora do Instituto Marca Brasil, Maude Piva, estes segmentos serão os indutores do fluxo turístico da região do Cristalino que complementarão o ecoturismo e o turismo de pesca esportiva, sendo que as cidades de Paranaíta e Alta Floresta já são reconhecidas no mercado nacional e internacional.
Após a visita à Santa Terezinha, os integrantes dosGruposGestores de Turismo foram ao Iguassu Resort, um empreendimento com investimentosde R$300 milhões que inclui campo de golf, centro de eventos, restaurantes, área de lazer e esportiva, com190 apartamentos de alto padrão.

Assessoria CHTP

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top