Capa / Em Destaque / Usina Hidrelétrica Teles Pires tem mais de 50% da obra concluída

Usina Hidrelétrica Teles Pires tem mais de 50% da obra concluída

Os trabalhos realizados na obra da Usina Hidrelétrica Teles Pires, localizada entre os municípiosde Paranaíta (MT) e Jacareacanga (PA), estão em estágio avançado, alcançando mais de 50% da construção. Atualmente, os trabalhos executados se concentram nas obras civis e  de montagem eletromecânica do circuito de geração, em especial, na casa de força e na tomada d’água.
Após o desvio do rio,ocorrido no início do mês de junho deste ano, foi iniciado  o lançamento das pré-ensecadeiras (barragem provisória)de montante, a central e a dejusante do local do eixo do barramento. Atualmente, está sendo finalizada a construção das ensecadeiras (montante e jusante) com aterros compactados para consolidação do desvio do rio. Elas protegerão a construção da barragem e do vertedouro, no próximo período chuvoso, possibilitando a criação de uma área seca para a execução das atividades destas estruturas. Com isso, um trecho do leito do rio foi liberado para limpeza e escavações em rocha.
Na área de fundação da estrutura do vertedouro, as obras foram iniciadas após a conclusão os serviços de limpeza, mapeamento da fundação e regularização. Essa estrutura contará com cinco comportas que favorecerão o escoamento e controle do nível da água do rio, evitando transbordamentos.
A construção do barramento está em fase de execução, sendo realizado aterro compactado de enrocamento (blocos de rocha) com núcleo de argila nas ombreiras e, em Concreto Compactado a Rolo (CCR), no leito do rio, alcançando uma cota de 220,44 metros. Essa estrutura finalizada terá uma altura de 80 metros e 1.650 metros de extensão.  De acordo com o gerente técnico da Companhia Hidrelétrica Teles Pires, Túlio Machado, mais de 58,45% da obra já foiconcluída, o que comprova o andamento da construção de todas as estruturas do empreendimento.
A Usina Hidrelétrica Teles Pires será também constituída de uma casa de força que armazenará cinco unidades geradoras de energia do tipo Francis de eixo vertical, tendo, cada uma, potência de 364 megawatts (MW). A potência total de 1.820MW será suficiente para abastecer cinco milhões de pessoas. Outra composição é a subestação de 500 kV (quilovolts), que elevará a energia produzida pelas turbinas até as linhas de transmissão, de onde seguirá até os centros consumidores.Casa de Força - vista geral de jusante
A construção e operação do empreendimento hidrelétrico é de responsabilidade da Companhia Hidrelétrica Teles Pires, que conta com a participação da Neoenergia (50,1%), Eletrobras Eletrosul (24,5%),Eletrobras Furnas (24,5%) e Odebrecht Energia(0,9%).O custoda obraé estimado em R$ 3,2bilhões. A obra, iniciada em setembro de2011, tem seu término para 2014. A concessão de uso de bem público para exploração e aproveitamento hidrelétrico é de 35 anos, podendo ser prorrogada pelo mesmo período.

Assessoria CHTP

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top