Breaking News

Saúde bucal: uma preocupação da Secretaria de Saúde de Alta Floresta

saude bucalNo próximo dia 08 (terça-feira), alunos das Escolas Públicas começarão a receber escovas dentais fornecidas pelo Programa Saúde na Escola/Secretaria de Saúde para que possam realizar a escovação na escola, que é uma meta a ser atingida por exigência do Ministério da Saúde.
Para as crianças essa atitude representa um incremento nos esforços para diminuir a incidência de cárie no nosso município, ajudando as crianças na conservação dos dentes limpos e sadios. “Antigamente ninguém sabia que era preciso cuidar dos dentes e, muitas vezes, faltam dentes em pessoas mais velhas. Mas, hoje, sabemos que o mau cuidado com a boca pode ocasionar inúmeras doenças com repercussões sistêmicas, além de prejudicar a criança que não presta atenção nas aulas devido às dores de origem dentária”, observa a dentista e gerente de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde Magda Eliane Pierin.
Investimento – De acordo com a Gerente, essa é uma iniciativa de impacto e espera poder proporcionar às crianças kits de escovação dentária todos os anos. “É um investimento em educação e prevenção da saúde bucal”, disse a dentista do município. Ela conta que, devido à falta de informação, muitas vezes, as crianças chegam à cadeira do dentista com cáries em dentes de leite comprometendo a dentição permanente. O alto consumo de açúcar e a má escovação são as principais causas de problemas como as cáries – segundo Magda, um mal “histórico” no Brasil. Para combater esses problemas, ela acredita que as melhores alternativas são a educação e a prevenção. A idade ideal para começar a promoção de saúde bucal das crianças, de acordo com a profissional, é no início da vida com a orientação da gestante em relação aos cuidados e introdução de hábitos saudáveis na infância. Assim, se a pessoa chegar até os 12 anos sem cárie, provavelmente não terá problemas de saúde bucal no futuro. O “desafio”, segundo Magda, é incutir nos hábitos das crianças uma alimentação com baixo consumo de açúcar e escovação permanente. “Temos que fazer com que isso se torne uma rotina na vida de todos, assim como o banho diário”, exemplifica ela. Para Magda, os kits de higiene bucal podem ser um incentivo para as crianças passarem a cuidar melhor da dentição.
Cáries – Em Alta Floresta o índice de incidência de cáries em crianças ainda é alto, se comparado com os índices considerados aceitáveis pela Organização Mundial de Saúde. A análise é dos próprios profissionais do PSF. Entretanto, com iniciativas como essa, o índice de cárie tende a diminuir. Os dados servem de referência para começar um trabalho mais eficiente de prevenção e educação. A dentista avalia que uma diminuição significativa dos índices só poderá ser detectada em alguns anos. “O trabalho preventivo só mostra resultados no futuro”, explica a dentista.
A ação busca garantir a prevenção e o tratamento adequados para alunos que estão matriculados no ensino infantil e fundamental de escolas públicas urbanas e rurais, instituições como APAE, CEEDA e Pastoral da Criança. As crianças que integram a rede pública de ensino serão beneficiadas com a ação, que faz parte de um esforço conjunto multidisciplinar que visa diminuir a incidência de doenças bucais no nosso município, principalmente cárie e doenças relacionadas à gengiva.
O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma parceria entre o Ministério da Saúde e da Educação, e tem como coordenador José Luiz Teixeira que não mede esforços para colaborar com a Saúde Bucal do município.

Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Alta Floresta

Check Also

Estudantes de Alta Floresta participarão de intercâmbio promovido pelo Governo do Estado

Três estudantes de Alta Floresta foram selecionados para participar de um intercâmbio cultural na Inglaterra, …

Cabeça humana é encontrada dentro de sacola no cemitério municipal de Alta Floresta

Moradora que fazia limpeza em túmulo encontrou o material; Polícia Civil e Politec investigam o …

Defesa Civil Municipal monitora local onde seria realizado o Fest Praia No Rio Teles Pires

Atendendo a um pedido direto do prefeito de Paranaíta, Osmar Moreira, o coordenador da Defesa …

Governador atende setor e prorroga Proalmat até 2032

Medida vai beneficiar mais de 2.100 produtores e dezenas de milhares de trabalhadores O governador …

Alta Floresta se destaca em cumprimento de metas, conciliação e posição no Igest

A Vara do Trabalho de Alta Floresta cumpriu todas as metas do CNJ para a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *