A secretária de Educação em Alta Floresta, Lenita Kroker desmentiu rumores de que haveria diminuição na carga horária e demissão de professores de creches municipais. Durante entrevista coletiva convocada pelo prefeito em exercício Ângelo Campos, e o secretário de planejamento e gestão, Creomar Camilo para esclarecer situações ligadas à educação em Alta Floresta, Lenita Kroker esclareceu que a folha de pagamento está em dia e que não há a necessidades de fazer desligamento de profissionais.
Na semana passada, algumas professoras da educação infantil denunciaram que estava sendo cogitada a possibilidade de redução de a carga horária de 40 para 30 horas. A medida seria tomada com o objetivo de gerar economia e proporcionar ao município a adequação orçamentária necessária para o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. Porém, segundo a secretária, foi apenas uma sugestão de alterações no funcionamento das unidades e que nenhuma medida seria tomada de forma impensada. “Chegamos à conclusão que não seria possível diminuir horas e nem retirar professores de salas”, afirmou Kroker.
Ela disse que talvez a forma com que foi levada a proposta para as escolas gerou dúvida nos profissionais. “Gostaria de falar para todos os pais e para a comunidade escolar que nós não vamos mexer em educação infantil e em ensino fundamental, não é a intenção até porque a situação financeira da educação hoje está estabilizada”, concluiu.
Sobre as denúncias de que a prefeitura estaria utilizando dinheiro da Educação para outras finalidades, Lenita afirmou que são infundadas, pois se estivesse acontecendo os conselhos já teriam detectados os problemas.
Da Redação