Breaking News

Queimadas: Prejuízos, danos ambientais e a saúde

Queimadas Prejuízos, danos ambientais e a saúde (1)O prefeito municipal de Paranaíta, Tony Rufatto, está preocupado com as queimadas que vem acontecendo no município, nesta semana que passou aconteceram 07 focos de incêndio com danos ambientais e fumaça prejudicial a saúde.

Através da Defesa Civil, recentemente reestruturada, e que busca atender todos os eventos adversos, vários trabalhos foram realizados no combate ao fogo.

Giuber Ferreira, da Defesa Civil Municipal, comentou; “Os combates são estabelecidos em função do tamanho do incêndio e dos meios disponíveis. Nosso programa de combate, é que os incêndios possam ser controlados e dominados antes que atinjam grandes proporções. Está sendo realizado por equipes pequenas, capacitadas, ainda não estamos bem estruturados com os equipamentos adequados, mas darão o primeiro combate, a maioria dos incêndios pode ser dominada por essa equipe com grande esforço dos mesmos, onde vejo que poderemos contar com pessoas dispostas  em atender onde for preciso, um exemplo claro dessas situações  foi  proteger esta semana passada, a serraria Marupá e sítios próximos a vicinal que leva até Marupá Madeiras e o castanhal da família Alipão, que futuramente poderá gerar emprego a população paranaitense.

Agradecemos o apoio da secretaria de obras, que não mede esforços, com pá carregadeira e caminhão pipa para combate, o secretário Marcos, que ficou no ‘eito’ até quase amanhecer o dia, à empresa Conserva, encarregado Zé Magro, que deu apoio disponibilizando um caminhão pipa para combate ao incêndio nesta semana que passou e aos brigadistas Flávio Amarelão, Sérgio, Josimar Cachópa, Edvan Maranhão, Genuir, Valdeli, Láu, Mestrinho, e todos os outros funcionários da obra que estão participando desse trabalho árduo, onde cada um sabe a dificuldade de enfrentar um fogo, muitas vezes esses sendo originados por vândalos que não tem a noção da dificuldade desse trabalho, faço dessa fala um apelo à população, para contermos esses focos de incêndio, conversando uns com os outros, denunciando no fone 190, se ver pessoas suspeitas desses crimes.

Estamos fazendo o possível com os recursos cabíveis, e assim agradeço a população paranaitense pela compreensão. Colocamos o telefone 3563-2700 em horário comercial, a disposição para quaisquer esclarecimentos referentes a fogo e queimadas”, acrescentou Giuber, coordenador da Defesa Civil Municipal.

SECOM-Paranaíta

Check Also

Cabeça humana é encontrada dentro de sacola no cemitério municipal de Alta Floresta

Moradora que fazia limpeza em túmulo encontrou o material; Polícia Civil e Politec investigam o …

Defesa Civil Municipal monitora local onde seria realizado o Fest Praia No Rio Teles Pires

Atendendo a um pedido direto do prefeito de Paranaíta, Osmar Moreira, o coordenador da Defesa …

Governador atende setor e prorroga Proalmat até 2032

Medida vai beneficiar mais de 2.100 produtores e dezenas de milhares de trabalhadores O governador …

Alta Floresta se destaca em cumprimento de metas, conciliação e posição no Igest

A Vara do Trabalho de Alta Floresta cumpriu todas as metas do CNJ para a …

Agosto Dourado reforça a importância da amamentação para mães e bebês

Durante o mês de agosto, conhecido como Agosto Dourado, a atenção se volta para a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *