Cerca de 250 alunos das escolas municipais Maria Quitéria e Cristo Redentor, localizadas no assentamento São Pedro, em Paranaíta, receberam orientações para evitar o contágio por doenças endêmicas, como a malária, dengue e leishmaniose. A atividade desenvolvida no dia 15 de agosto, contou com a participação da analista socioambiental e enfermeira da Companhia Hidrelétrica Teles Pires, Pamella Quinteiro, e de três agentes de saúde da empresa Ecossistema, além de representantes da Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura Municipal de Paranaíta.
Os alunos participantes, que cursam do 3º ao 9º ano do ensino fundamental, receberam informações sobre os principais sintomas das doenças, formas de prevenção e tratamento. O trabalho de Educação em Saúde é realizado no município desde 2011, em escolas e unidades do Programa Saúde da Família da região. A iniciativa é uma ação conjunta da Companhia Hidrelétrica e secretarias municipais de Saúde, Educação e Obras.
O coordenador de Saúde da Gerência de Socioeconomia do empreendimento, Vitor Carvalho, explica que também são desenvolvidas ações de monitoramento dos vetores de doenças endêmicas. A atividade é realizada nas residências urbanas e rurais por agentes de saúde, enfermeiros e biólogos. Ele aponta que houve uma diminuição nos números de casos de dengue na região, devido as ações realizadas em parceria com a Secretaria de Saúde. Porém, precisamos sempre ficar em alerta em relação aos criadouros do mosquito, principalmente os depósitos de lixo, recipientes plásticos, latas e entulhos. É preciso cada um fazer sua parte, para quando iniciar o período das chuvas a população não seja surpreendida por uma epidemia.