A umidade relativa do ar em Mato Grosso está em torno de 20%, índice considerado em estado de alerta. Os dados são do 9º Distrito de Meteorologia, em Várzea Grande, exceto no sudoeste e no extremo Sul do estado.
As recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) são de suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas; evitar aglomerações em ambientes fechados; usar soro fisiológico para olhos e narinas; observar o nível dos reservatórios e mananciais de abastecimento; observar as recomendações para os estados de atenção e alerta; determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16h como aulas de educação física.
De acordo com a Defesa Civil as conseqüências da baixa umidade relativa do ar são as complicações alérgicas e respiratórias, devido ao ressecamento de mucosas; sangramento pelo nariz; ressecamento da pele; irritação dos olhos; eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos; e aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.