A frente fria que se espalhou pela região Sul do País no início desta semana já chegou a Mato Grosso. Em várias cidades, as temperaturas registradas na manhã desta terça-feira (23) eram baixas e a mudança pegou muita gente de surpresa.
Em Alta Floresta, por exemplo, a temperatura chegou a fazer 17 graus no início da manhã fazendo muitos altaflorestenses que não estão habituados com o friozinho tirar os casacos mais pesados do guarda-roupa para sair de casa, especialmente os que tiveram que sair de casa bem cedo como o funcionário Joaquim de Souza Cândido, que trabalha em uma pedreira. Apesar de bem agasalhado, ele conta que esqueceu as luvas em casa. “Esqueci logo hoje”, diz.
Já a funcionária de uma loja, Eliane Solto não saiu de casa sem proteger as mãos e ainda fez o que pode para se esquentar. “Eu me preveni, não sou acostumada com o frio, pra mim tá muito frio, com certeza seria pior se a temperatura tivesse mais baixa ainda”, comenta.
Um funcionário público disse que preferiu se agasalhar da melhor maneira possível. “Pra quem está acostumado com o calor quando dá um friozinho desses acha estranho, preferi colocar o agasalho”, disse Dione.
A vendedora Alexsandra Tavares conta que seu ritmo diário é totalmente alterado com o surgimento dos dias mais frios. Tudo começa com a hora de sair da cama. “Quando está mais quente, a gente se empolga pra levantar mais cedo. Mas com este friozinho, sempre quer ficar um pouquinho mais em baixo das cobertas”, diz.
O autônomo Maurício Pereira faz entregas com sua moto. Para ele, o frio traz algumas dificuldades na hora de trabalhar. “Eu até gosto do frio, mas às vezes é ruim trabalhar de moto de um lado para o outro. Não tem o que mantenha a gente aquecido”, afirma.
De acordo com o site Clima Tempo, em Alta Floresta, a temperatura deve ficar em queda até sexta-feira. Para esta quarta-feira, a máxima é de 22º e a mínima é 14 graus.
Alex Cordeiro