O ranking IKGM de aprovação popular dos prefeitos de Mato Grosso, que avalia as gestões municipais, aponta que o atual prefeito de Alta Florest, Asiel Bezerra, ocupa o 19º lugar entre 50 executivos pesquisados.
Em Alta Floresta, a pesquisa foi promovida entre os dias 25 e 26 de abril e ouviu 195 pessoas. Segundo a pesquisa Asiel que encontrasse no primeiro ano de mandato teve nota 6,7 e conceito 46,2 ficando atrás de gestores de municípios como Guarantã do Norte, Alto Araguaia, Lucas do Rio Verde, Comodoro e Água Boa.
O primeiro colocado na pesquisa é o prefeito de Barra do Bugres, Julio César Florindo, que obteve nota 8,58 e conceito 97,8. O prefeito Asiel Bezerra pode até comemorar, ficou a frente de cidades com população bem maior, como é o caso de Cuiabá, Sinop e Primavera do Leste, onde os gestores ficaram atrás do altaflorestense.
O mesmo instituto, mostrou que no ano passado, 2012, a ex-prefeita Maria Izaura aparecia na 11ª posição após oito anos de administração.
Para ter acesso a pesquisa completa, clique no link no final desta matéria.
Formato
Foram aplicadas as mesmas perguntas aos eleitores das 50 maiores cidades com base no número de eleitores. O índice é obtido por meio do cruzamento de duas variáveis aplicadas a todos os 50 municípios pesquisados. Cada pesquisa tem uma amostragem diferente, porém, assegurando a mesma margem de erro a todos os municípios pesquisados. Isso é fundamental para permitir a comparação entre as diferentes cidades.
A primeira variável é a Nota (N) representada por uma escala de avaliação onde o pesquisado atribui uma nota entre zero e 10 para o prefeito de seu município. A variável N é a média ponderada de todas as notas atribuídas, descartando-se os indecisos e as não respostas.
Já a segunda variável é o Conceito (C), representada por uma escala na qual o pesquisado atribui um conceito de péssimo, ruim, bom o último para o prefeito de seu município. O conceito é obtido subtraindo-se a soma dos percentuais de péssimo e ruim (negatividade)da soma dos percentuais bom e ótimo (positividade).
Este é um serviço inovador no mercado de pesquisas política e permite o acompanhamento da evolução das gestões ano a ano. Em 2013, os dados estão baseados na avaliação deste primeiro semestre da administração.
A diretora de pesquisa da KGM, Cláudia Cadore, explica que o levantamento serve como um parâmetro para que os prefeitos consigam direcionar sua administração de acordo com os anseios da população, segundo a avaliação recebida.