quinta-feira , julho 31 2025

Obra de ponte do VLT entre Cuiabá e VG tem início e fica pronta em 80 dias

ponte Uma nova ponte sobre o rio Cuiabá já começou a ser construída e integra mais uma etapa de construção do modal de transporte Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). A obra é realizada ao lado direito da atual estrutura que liga os municípios de Várzea Grande e Cuiabá, a ponte Júlio Müller, localizada na região do Porto.

Informações da Secretária Extraordinária da Copa do Mundo 2014 (Secopa) são de que a nova passagem servirá para o tráfego de veículos que seguem da cidade industrial para a Capital, já que uma das pistas da antiga ponte será destinada para o trânsito do VLT. A obra, que teve início no dia 2 de maio, deve ser conclusa no prazo de 80 dias.

Segundo informações do especialista em engenharia de tráfego da Secopa, André Luís Correia Gomes de Bento, o fluxo de automóveis não será prejudicado durante a construção. A nova estrutura terá 8 metros de largura e aproximadamente 350 metros de extensão. “Duas faixas serão destinadas ao rolamento de veículos e outra parte para a passagens de pedestres”, informou o profissional.

Segundo o Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, responsável pela implantação do modal na Capital, o espaço que compreende o canteiro de obras dos trabalhadores já está sendo finalizado. Uma estrutura denominada “ponte branca” está sendo construída próximo às águas do rio Cuiabá. A passarela de madeira servirá para sustentar os equipamentos e máquinas que irão atuar durante a fundação da ponte. Esta parte será executada com tubulões, estruturas semelhantes a estacas mais reforçadas.

André Luís informa que a passagem do VLT também será alvo de intervenções físicas, assim como a outra parte da ponte, que liga Cuiabá a Várzea Grande. Ambos os trechos sofrerão reforço estrutural para suportar o peso do modal de transporte.

Atualmente, conforme dados do Consórcio, 30 trabalhadores atuam na obra e este já é considerado o sétimo canteiro de obra do Veículo Leve Sobre Trilhos. O local também está sendo feito levantamento histórico, já que à margem direita compreende o Muro de Barão de Melgaço.

Nessa área não haverá nenhuma interferência civil, porém as obras só irão ganhar ritmo mais acelerado quando o resgate arqueológico for concluso. A previsão é que o estudo seja encerrado no prazo de 50 dias. A próxima etapa da obra é a implementação da chamada mesoestrutura, em que serão construídos os pilares que vão sustentar as vigas travessas.

As vigas pré-moldadas e o plano de pista ou tabuleiro (superestrutura) serão executados na sequência.

VLT

Considerada uma das principais obras para o Mundial de Futebol do próximo ano, o Veículo Leve Sobre Trilhos em Cuiabá terá extensão de aproximadamente 22,2 quilômetros. O modal pretende ligar a região do CPA ao Aeroporto Marechal Rondon (Várzea Grande), e do Coxipó da Ponte ao centro de Cuiabá. O modal será implantado no canteiro central das avenidas Historiador Rubens de Mendonça, mais conhecida como avenida do CPA, FEB, 15 de Novembro, Tenente Coronel Duarte (Prainha), Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa.

Investimento total previsto é de R$ 1,4 bilhão e prazo de entrega termina em março do ano de 2014.

About admin

Check Also

Polícia Militar homenageia unidades com destaques positivos no programa Tolerância Zero

Unidades foram reconhecidas pela produtividade operacional e redução de índices criminais, no primeiro semestre do …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *