Capa / Sem categoria / UHE Teles Pires reforça mutirão de combate a dengue em Paranaíta

UHE Teles Pires reforça mutirão de combate a dengue em Paranaíta

Prefeitura-intensifica-limpeza-de-terrenos-sujos-e-baldiosCom o início do período chuvoso na região, o risco de proliferação do mosquito da dengue (Aedes Aegypit) tende a aumentar. E para alertar a população sobre a importância de manter os quintais e terrenos limpos, evitar o acúmulo de recipientes plásticos, latas, sucatas e entulho armazenados de forma errada, a Prefeitura de Paranaíta com apoio da Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP) realiza durante o mês de novembro, o Mutirão de Combate a Dengue.

Em parceria com a CHTP uma equipe de agentes de saúde da empresa Ecosistema Engenharia Ambiental intensifica as ações de verificação de incidência de larvas e locais com água parada, que servem de criadouros do mosquito. O Mutirão da Dengue irá percorrer todos os setores da cidade.

Segundo o coordenador de saúde da CHTP, Vitor Carvalho, a conscientização da população é essencial para evitar a proliferação do mosquito da dengue. “Os agentes de Saúde Ambiental e os de Combate às Endemias orientam os moradores com relação aos cuidados, para que evitem o acúmulo de água parada e empoçada em recipientes, garrafas plásticas, potes de plantas e pneus largados nos quintais reduzindo assim as chances de proliferação do mosquito. Esse é um período que precisamos redobrar os cuidados”, alerta Carvalho.

Monitoramento

Outra atividade que a Hidrelétrica Teles Pires vem executando é o monitoramento entomológico para identificar as áreas com maior concentração dos mosquitos transmissores de doenças endêmicas como a dengue, malária e leishmaniose. As atividades são concentradas no canteiro de obras da CHTP, na Balsa do Cajueiro, no Assentamento São Pedro e no bar do Pipoca. Também são realizadas visitas às residências, estabelecimentos comerciais e terrenos baldios no perímetro urbano de Paranaíta. As amostras coletadas durante a ação são analisadas em laboratório e os dados apurados são encaminhados para a Secretaria de Saúde do Município e ao Ministério da Saúde.

Nesse trabalho, são instaladas armadilhas para atrair os mosquitos. O Ministério da Saúde estabelece o uso dessa metodologia para cidades de até 50 mil habitantes. Segundo Vitor Carvalho, esse programa ajuda a nortear as ações do poder público no combate aos vetores. “É uma ferramenta para facilitar o monitoramento das epidemias em tempo real. A adoção de medidas de prevenção ajuda na contenção das doenças, principalmente, no período chuvoso”, explicou.

A ação integra o Programa de Controle e Prevenção de Doenças e o Plano de Ação e Controle da Malária da UHE Teles Pires.

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top