Capa / Cidades / UHE Teles Pires conquista certificação Selo Verde do Instituto Chico Mendes

UHE Teles Pires conquista certificação Selo Verde do Instituto Chico Mendes

1418906754894_scrapeenetA Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP) recebeu do Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes (Inpra) a certificação referente ao prêmio Socioambiental Chico Mendes 2014. O certificado Selo Verde foi concedido na categoria Gestão Socioambiental Responsável, em abril deste ano. O título reconhece a CHTP como uma empresa que contribui para o desenvolvimento sustentável e melhoria de vida da população nos municípios em sua área de abrangência.

O prêmio, que tem por objetivo incentivar e disseminar a aplicação de novos conceitos de desenvolvimento sustentável é dividido em categorias: Gestão Pública Socioambiental Responsável, Gestão Privada Socioambiental Responsável, Ações e Cases de Natureza Socioambiental, Empreendimentos Sustentáveis e Produtos Ecológicos, sendo subdivididos nas categorias produtos ecologicamente corretos e produtos amigos da natureza. Empresas de várias regiões do país participaram do processo seletivo do Programa de Certificação pela Responsabilidade Social (PROCERT).

Esta é a primeira vez que o projeto da Hidrelétrica Teles Pires participa do Prêmio Chico Mendes, que analisa quesitos como a política socioambiental implementada, atendimento à legislação vigente, educação ambiental, ação social, gestão de resíduos, conservação da biodiversidade, emissões de gases de efeito estufa, eficiência energética, gestão da água e logística reversa.

A Companhia desenvolve 44 programas socioambientais previstos no Licenciamento Ambiental, envolvendo o meio biótico (fauna e flora), físico (ar, água e solo) e socioeconômico, na área de abrangência direta e indireta, nos municípios de Paranaíta e Alta Floresta (MT) e Jacareacanga (PA). Além de 12 programas socioambientais voltados às populações indígenas da região.

De acordo com o diretor de Meio Ambiente da CHTP, Marcos Duarte, este prêmio é um reconhecimento pelo excelente trabalho que a equipe da CHTP vem realizando na implantação da Hidrelétrica Teles Pires. “Desde o início desse empreendimento até agora, empregamos muito esforço e comprometimento para executar todos os programas ambientais e atender as condicionantes da Licença de Instalação (LI) até a obtenção da Licença de Operação (LO). Esse é o reflexo de uma gestão socioambiental responsável”, avaliou o diretor.

A cerimônia de premiação ocorreu no dia 03 de dezembro, no Clube Sírio Libanês, em São Paulo. Na ocasião, a Hidrelétrica Teles Pires foi representada pelo diretor de Meio Ambiente, Marcos Duarte e pelo diretor Administrativo Financeiro, Luiz Cláudio Ramirez, que receberam o troféu e o certificado referente ao prêmio Chico Mendes edição 2014.

O empreendimento

A Usina Hidrelétrica Teles Pires está sendo construída no rio Teles Pires, entre os municípios de Paranaíta (MT) e Jacareacanga (PA). O empreendimento hidrelétrico foi arrematado em 2010, em leilão promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), por R$ 58,35 megawatts/hora, e terá capacidade instalada de 1.820 MW, energia suficiente para atender uma cidade com cinco milhões de habitantes.

Atualmente o empreendimento está na etapa final do enchimento do reservatório que formará um lago com 160 Km², e em janeiro de 2015 se prepara para iniciar os testes com a sua primeira Unidade Geradora. A previsão é de que até setembro as cinco turbinas estejam em pleno funcionamento.

Assessoria

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top