Capa / Em Destaque / UHE Teles Pires apoia campanha Outubro Rosa e Novembro Azul em Alta Floresta

UHE Teles Pires apoia campanha Outubro Rosa e Novembro Azul em Alta Floresta

Com o objetivo de alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de colo de útero e mama, e os homens do câncer de próstata, foi lançada na última semana (15/10), em Alta Floresta, a campanha Outubro Rosa e Novembro Azul. Serão realizadas palestras, coletas para exames e avaliação médica nas Unidades de Saúde da Família, por meio da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Alta Floresta. A solenidade ocorreu no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), e tem o apoio da Companhia Hidrelétrica Teles Pires.

Os cânceres de mama e de útero estão entre os que mais causam morte de mulheres, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer. Entre os anos de 2012 e 2013, mais de 52 mil novos diagnósticos foram confirmados. “A orientação é que as mulheres façam o autoexame da mama mensalmente e o preventivo anualmente. Os exames são mecanismos para se detectar a doença precocemente e pode salvar vidas”, explica a enfermeira Letícia Lopes Pinheiro.

As atividades prosseguem até 15 de novembro com palestras e atendimentos e realização de exames nas unidades de saúde, com dias específicos para mulheres e homens. “É necessário que as pessoas procurem a unidade de saúde mais próxima de sua residência para realizar os exames necessários, tudo é realizado de forma gratuita, a prevenção é a única forma de evitar as doenças”, alerta o coordenador do programa de Saúde na Escola, da Secretaria de Saúde de Alta Floresta, José Luis Teixeira.

Segundo o gerente de Socioeconomia da Companhia Hidrelétrica Teles Pires, Alysson Miranda, essas ações são importantes para promover ações de prevenção em homens e mulheres. “A CHTP assim como a sociedade em geral se preocupa com a temática e busca intensificar esse assunto junto aos seus colaboradores.”, disse Miranda.

A Campanha é realizada pela Prefeitura de Alta Floresta em parceria com as secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Rotary Club, Lions Club, Fundação Obras da Acácia (Fundac), e apoio da Companhia Hidrelétrica Teles Pires, por meio do Programa de Controle e Prevenção de Doenças.

Caminhada – No dia 31, acontece a Caminhada pela Vida, com saída na Igreja Matriz de Alta Floresta, a partir das 07h30. Essa atividade é mais uma das ações de mobilização social da campanha Outubro e Novembro Azul.

 

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top