Capa / Agropecuária / Prefeito visita Plantio de soja e garante: no que depender de nós o agronegócio vai transformar Alta Floresta

Prefeito visita Plantio de soja e garante: no que depender de nós o agronegócio vai transformar Alta Floresta

Asiel e Wilson Sierra

O prefeito Asiel bezerra tirou a sexta-feira, 14 única e exclusivamente para se dedicar a visitas ao setor produtivo. In loco o gestor do município pode verificar de perto o trabalho que está sendo desempenhado no plantio de soja na Fazenda Nortão de propriedade do Sr. Wilson Sierra, a fazenda de 4.900 hectares este ano receberá cerca de 500 hectares de soja, para o produtor uma necessidade, já que as pastagens passam por um momento critico.

“Olha, essa é a saída, não é só aqui, mas no Brasil todo, está acontecendo uma mortandade do brizantão e nos temos que diversificar senão ficaremos inertes e isso consequentemente traz prejuízos” disse Sierra. A propriedade trabalha no modelo consorciado combinando o gado de corte, com o milho e a soja, isso segundo Wilson além de trazer rotatividade de culturas agrega valor ao produto.

“No eixo produtivo da região de Nova Mutum até Sorriso, existe o consórcio milho/soja, mas sem a pecuária, e esse é o nosso diferencial, alguns pensam que com a chegada da soja a pecuária vai desaparecer, mas isso não é verdade, é só investir em tecnologia e mão de obra qualificada que os resultados aparecem, estamos provando isso aqui na fazenda Nortão”, acrescentou Wilson. Para o prefeito essa foi uma grande oportunidade de ver de perto os primeiros passos de um progresso sem precedentes e que depende do poder publico.

“O produtor passa por muitas intempéries e nos temos conhecimento disso e eu estou aqui para garantir que o que depender do serviço publico será feito, as demandas são enormes, estradas, pontes, auxílio na busca de capacitação da mão de obra e assessoria na busca do crédito, que é um ingrediente primordial para o sucesso dessa modalidade. O produtor se prepara do lado de cá e nós estamos também nos preparando do lado de lá para suportarmos o impacto pelo qual o município deve passar em breve, o boom econômico vai ser muito significativo, e isso é animador” disse Asiel.

A princípio uma parceria junto ao SECITEC deve ser o primeiro passo para qualificar a mão de obra, inclusive é confirmado que a instituição vai em breve ofertar o curso de operador de colheitadeira, a primeira turma deve ser aberta já nos próximos dias. A área plantada em Alta Floresta neste ano deve ser de 20.000 hectares, cerca de 300% a mais que em 2013, Sierra ressalta o esforço do prefeito para implementar o agronegócio no extremo norte do estado.

“O Asiel está mostrando que tem compromisso e que é possível crescer com responsabilidade e sustentabilidade e o agronegócio e tentáculo importantíssimo para isso e ele tem manobrado bem a situação dentro do que é papel do poder publico, dentro de três a cinco anos a transformação dessa região econômica e socialmente será incrível e todos vão se lembrar deste começo bem alicerçado que é de vital importância para o êxito da empreitada” finalizou o produtor.

Fonte: Mauro Fonseca  Florestanet

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top