Capa / Economia / Cooperativas do ramo Mineral buscam melhorias

Cooperativas do ramo Mineral buscam melhorias

PEPITA DE OURO As cooperativas do ramo Mineral de Mato Grosso buscam melhorias para um setor que vive uma expressiva expansão, mas enfrenta sérios conflitos. “Muitas mudanças necessitam serem feitas, principalmente no que ser refere ao DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral), que trata com rigor as cooperativas e não dispensa o mesmo tratamento às grandes mineradoras”, disse o representante do Ramo Mineral do Sistema OCB em Mato Grosso, Gilson Gomes Camboim. Ele acrescenta que “todo trabalho que vem sendo realizado com o apoio da OCB de Mato Grosso esta conseguindo mudar a visão marginal que o garimpeiro ainda enfrenta”.

Mato Grosso possui 07 cooperativas do ramo Mineral registradas no Sistema OCB MT e foram identificadas outras 14 sem registro. As cooperativas faturam mais de 25 milhões de reais por mês e esse montante pode chegar a mais de 50 milhões mensais com a organização do setor que vem sendo feito pela Organização das Cooperativas do Estado. Só a Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto – Coogavepe – produz em média por ano, mil toneladas de ouro. Isso representa um quinto de toda produção de Mato Grosso, que segundo informações da Metamat – Companhia mato-grossense de Mineração – é de cinco mil toneladas de ouro por ano.

“As cooperativas são muito importantes para o setor mineral em Mato Grosso, pois elas organizam e a legislação é muito favorável a elas”, disse o geólogo da Metamat, Antônio João Paes de Barros. Ele ressalta que “as cooperativas dão base legal à atividade e elas nadam de braçada nesse setor, porém, por falta de conhecido, muitos garimpeiros não trabalham em cooperativas, que é um instrumento formidável de acesso à legalização e produtividade”.

O presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho, disse que a OCB de Mato Grosso está trabalhando para organizar o setor mineral, “o que vai proporcionar impactos diretos no social através do econômico”. O presidente disse ainda que “Mato Grosso é referencia nacional no que tange a organização desse setor tão importante para milhares de pessoas, pois precisamos mudar desde a cultura, que ainda marginaliza a atividade, até a sua legalização”.

Segundo levantamento nacional estão registradas no Sistema OCB 76 cooperativas do Ramo Mineral com 89 mil associados. Foram mapeadas outras 80 cooperativas fora dos registros do Sistema OCB e muitas delas criadas apenas para receberem os benefícios como cooperativas.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top