Capa / Em Destaque / IBGE inicia planejamento para realizar Censo 2020; Alta Floresta contará com 46 recenseadores

IBGE inicia planejamento para realizar Censo 2020; Alta Floresta contará com 46 recenseadores

Bruno Felipe / Da Reportagem

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizará em agosto e outubro deste ano o Censo Demográfico 2020. O instituto já trabalha intensamente em todo o Brasil para a realização deste censo. De acordo com a Coordenadora Operacional do Censo Demográfico em Mato Grosso, Renata Bortoletto, neste ano, o desafio do instituo será de retratar o país realizando algumas perguntas, do tipo: Qual a população brasileira? Em que condições vive? Como se distribui no Território Nacional? Como anda a educação de nossas crianças e jovens? Quais as condições de emprego e renda? O instituto vai visitar todos os domicílios do Brasil para responder a estas e outras perguntas.

Conforme Renata salientou, realizar o Censo é uma atribuição do IBGE, mas é uma responsabilidade da sociedade como um todo. Por conta disso, todas as 27 Unidades Estaduais (UEs) já vêm promovendo Reuniões de Planejamento e Acompanhamento do Censo (REPACs) junto a governadores, prefeitos, Assembleias Legislativas, Câmaras Municipais e outras instâncias públicas. O objetivo dos esforços dos servidores do IBGE é alcançar a maior rede de colaboração possível visando garantir mais uma operação censitária com ótimas cobertura, mensuração e qualidade, em todas as dimensões, tanto territoriais como técnicas. Em Alta Floresta, segundo Renata, 46 recenseadores farão a visita domiciliar para a coleta dos dados. Além disso, haverá de 5 a 6 supervisores para acompanhar os trabalhos aqui no município. No mês de março deste ano a expectativa é de ser lançado um edital de contratação destes profissionais, que será feita em forma de processo seletivo.

Lembrando que ao ser procurado pelo recenseador, o morador ou síndico poderá verificar a identidade do funcionário no site “Respondendo ao IBGE”, através do link https://respondendo.ibge.gov.br/verifique-a-identidade-do-entrevistador.html. Lá, é possível inserir o nome ou número de matrícula e confirmar os dados do pesquisador. No estado de Mato Grosso, o IBGE tem uma parceria com o Ciosp (Centro Integrado de Operações do Segurança Pública) e o morador pode ligar no telefone 190 para confirmar de que se trata, realmente, de um recenseador. Renata ressaltou que todas informações prestadas terão caráter sigiloso, garantido pela Lei 5534/68, e serão usadas exclusivamente para fins estatísticos, constituindo um grande retrato em extensão e profundidade da nossa população e das suas características socioeconômicas e, ao mesmo tempo, na base sobre a qual deverá se assentar todo o planejamento público e o privado da próxima década.

O Censo Demográfico é realizado há cada 10 anos. Questionada sobre o último censo realizado onde o IBGE calculou que o município de Alta Floresta possuí pouco mais de 50 mil habitantes, mas que na visão da maioria dos moradores esse numero é muito maior, Renata disse que este cálculo matemático é uma estimativa baseada no Censo realizado pelo IBGE e caso haja alguma incorreção, será corrigida com a realização do censo 2020. “Se houver alguma incorreção, o censo 2020 serve para resolver isso”, disse Renata, em entrevista para a reportagem do Jornal O Diário.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top