Capa / Em Destaque / TODOS CONTRA A PÓLIO: Previsão do Rotary é que em 2021, a Poliomielite seja totalmente erradicada no mundo

TODOS CONTRA A PÓLIO: Previsão do Rotary é que em 2021, a Poliomielite seja totalmente erradicada no mundo

Bruno Felipe / Da Reportagem

 

Imagem Ilustrativa

Milhares de Rotary Clubs como o de Alta Floresta realizaram ações e campanhas na semana passada para comemorar o progresso global na luta contra a paralisia infantil. Na ultima quinta-feira, dia 24 de outubro, foi celebrado o Dia Mundial de Combate à Poliomielite, sendo que o Rotary tem trabalhado para erradicar esta doença há mais de 30 anos, fazendo um progresso incrível nesta luta.

Em entrevista para a reportagem do Jornal O Diário, o presidente do Rotary de Alta Floresta, Manoel Lourenço, disse que somente no ano passado apenas 22 casos de pólio foram identificados no mundo e a previsão do Rotary é de que até o ano de 2021 a doença seja totalmente erradicada. Vale frisar que a vacinação é a única forma de prevenção da Poliomielite. Todas as crianças menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional anual. “Então nós pedimos à população que leve o seu filho para vacinar, não é porque faz mais de 10 anos que não temos casos no Brasil, mas ela pode voltar se não cuidarmos das nossas crianças”, frisou Manoel.

A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa aguda, causada por um vírus, que pode se manifestar por febre, mal-estar, cefaleia, distúrbios gastrointestinais e rigidez de nuca. No Brasil, por muitos anos, o Rotary Internacional foi o responsável pelo fornecimento da vacina no País. Atualmente a responsabilidade da distribuição é do governo federal, mas a entidade continua realizando a compra da vacina e também o trabalho de conscientização sobre a poliomielite. Em 1985, o Rotary lançou a Pólio Plus. A iniciativa foi a primeira a abraçar a erradicação da paralisia infantil vacinando crianças em grande escala.

Em agosto do ano passado, a Secretaria de Saúde de Alta Floresta realizou o dia ‘D’ de vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite nas Comunidades Rurais, foram vacinadas crianças de 1 a 5 anos e além das equipes técnicas formadas por enfermeiras das Unidades Básicas de Saúde do município, a família do Rotary também participou da ação com o intuito de levar as vacinas até as comunidades mais distantes para que assim pudessem atingir ao menos 95% das crianças. De acordo com os integrantes do Rotary o resultado foi extremamente positivo já que o número de crianças atingidas foi grande, bem como os adultos que não estavam em dia com as vacinações.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top