Capa / Em Destaque / Dia do Dentista Brasileiro é marcado por ações de prevenção à saúde bucal em Alta Floresta

Dia do Dentista Brasileiro é marcado por ações de prevenção à saúde bucal em Alta Floresta

Bruno Felipe / Da Reportagem

Hoje, sexta-feira, dia 25 de outubro, é comemorado em todo o país o Dia do Dentista Brasileiro. A data celebra o profissional dedicado aos cuidados e saúde da boca humana, tratando desde cáries a problemas mais graves. A data especial surgiu após o Decreto de Lei nº 9.311, que criou os primeiros cursos de graduação em Odontologia no Brasil, nos estados da Bahia e Rio de Janeiro, no dia 25 de outubro de 1884. Mais tarde, o Conselho Federal de Odontologia oficializou a data como o Dia Nacional do Cirurgião-Dentista; assim, a escolha desta data para celebrar o Dia do Dentista é uma homenagem a criação do curso de Odontologia no país.

Em Alta Floresta, diversas atividades marcaram a semana da Saúde Bucal. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde foram às escolas públicas do município para transmitir para as crianças as informações corretas de como fazer uma escovação adequada e até de como passar o fio dental nos dentes. As equipes utilizaram de equipamentos de tamanho gigante para simular a boca humana para que assim, as crianças pudessem prestar maior atenção e também interagir com as ferramentas. Além disso, cada criança recebeu a aplicação de flúor, um dos principais objetivos dessa aplicação é, sem sombra de dúvidas, manter os dentes livres das temidas cáries. Os entendimentos nas escolas encerram-se hoje, com visitas nas escolas Paulo Pires, Semente do Saber e Vicente Francisco.

Essas ações ocorrem anualmente e por conta disso, a Saúde Bucal do município conseguiu conquistar o 4º Lugar no Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal 2019. Nesta quinta-feira (24/10), a coordenadora do Departamento de Saúde Bucal do município, Magda Pierin, foi à Cuiabá receber em mãos o Prêmio da etapa estadual, o qual, Alta Floresta ficou em primeiro lugar entre os munícipios entre 20.000 e 50 mil habitantes. Vereadores da Câmara Municipal de Alta Floresta chegaram a entregar uma Moção de Congratulações à toda a equipe pelos relevantes serviços prestados a toda a sociedade.

Vale lembrar que, em consonância com o ‘Outubro Rosa’, mês de prevenção ao câncer de mama e colo de útero, os atendimentos em algumas unidade de saúde foram estendidos e ao mesmo tempo, devido a semana da Saúde Bucal, nos últimos dias as mulheres receberam atendimentos especiais e exclusivos para a prevenção do câncer de boca. Para o Dr. Luciano de França, dentista que atua no PSF do bairro Cidade Bela, é de suma importância a união entre médicos e a parte de enfermagem, pois agregam na qualidade do atendimento à população. “Nós da Saúde Bucal não poderíamos jamais ficar de fora dessa campanha, trazer a população, principalmente às mulheres, ao posto para fazer esses atendimentos de preventivo”, disse ele, em entrevista para a reportagem do Jornal O Diário.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top