Capa / Educação / Prova SAEB que será aplicada em todas as escolas públicas do país irá avaliar qualidade da educação brasileira

Prova SAEB que será aplicada em todas as escolas públicas do país irá avaliar qualidade da educação brasileira

Bruno Felipe / Da Reportagem


Está sendo realizado desde ontem, segunda-feira (21/10), em todo o país, a aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), em todas as escolas públicas. O Saeb é realizado pelo Inep desde 1990 e tem como objetivo avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação básica brasileira. Além disso, gera dados e indicadores que subsidiam a elaboração e o monitoramento das políticas educacionais do País. A aplicação das provas seguirá até o dia 01 de novembro.
Segundo a Diretora do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPRO) de Alta Floresta, Edileuza da Cruz, as provas serão aplicadas para todos os alunos da rede pública, mas os pais podem ser coparticipantes da prova ficando atento para que o filho não falte a aula no dia da prova, não chegue atrasado e lembra-lo do compromisso de fazer a prova com dedicação.
Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais. O Saeb passou por várias estruturações até chegar ao formato atual e a partir de 2019, a avaliação contempla também a educação infantil, ao lado do ensino fundamental e do ensino médio. “A equipe do CEFAPRO de Alta Floresta deseja a todos e a todas sucesso na prova!”, disse Edileuza, em entrevista para a reportagem do Jornal O Diário.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top