Capa / Em Destaque / Primeiro dia do 3º Encontro da Expansão da Fronteira Agrícola contou com a ministração de palestras sobre a Agricultura Familiar

Primeiro dia do 3º Encontro da Expansão da Fronteira Agrícola contou com a ministração de palestras sobre a Agricultura Familiar

Bruno Felipe / Da Reportagem

Iniciou ontem, quinta-feira (17/10), o 3º Encontro da Expansão da Fronteira Agrícola que tem como principal objetivo promover a Agricultura de Alta Floresta e de demais municípios circunvizinhos. Com a realização deste encontro, os organizadores buscam levar a compreensão aos produtores e a sociedade sobre o crescimento produtivo e sua especialização no tempo, no intuito de definir fatos estilizados que possam assessorar o modelamento de políticas públicas sustentáveis voltadas ao fomento do agronegócio. “Essa região de Alta Floresta é a ‘bola da vez’, essa exportação de produtos agrícolas, de alimentos para fora do país, era praticamente inviável por causa da distância dos portos, hoje exportamos através de Miritituba”, disse o Prefeito Asiel Bezerra, em entrevista para a reportagem do Jornal O Diário.

O evento está sendo realizado no pátio da Prefeitura Municipal e somente no primeiro dia, contou com a ministração de diversas palestras voltadas aos produtores. Magda F. Chagas, da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários de Mato Grosso (SEAF), ministrou uma palestra sobre o ‘Desenvolvimento Rural Sustentável: atuação do CMDRS como agente Integrador’; já o Produtor Rural e empresário no setor do agronegócio, Ari Geller, promoveu uma palestra sobre a ‘Experiência do Programa Líder e AGELIDER na Região Médio Norte e Norte de Mato Grosso’.

Os primeiros encontros sobre a expansão da fronteira agrícola no município tiveram focos na agricultura empresarial, no 3º Encontro o foco é a agricultura familiar.  “Um encontro muito bom onde reunimos todos os secretários da região; a lavoura chegou e chegou para ficar, estamos muito bem localizados geograficamente e a proximidade do porto de Miritituba, então é a hora e a vez da nossa região”, disse o prefeito de Apiacás, Adalto Zago, em entrevista para a reportagem do Jornal O Diário.

Lembrando que era esperada a ministração da palestra ‘Planos e Ações do Governo de Mato Grosso para o desenvolvimento da agricultura familiar’ pelo Secretário de Estado de Agricultura Familiar, Silvano Amaral, mas antes mesmo do evento, Silvano acabou passando mal e foi encaminhado para um Hospital Particular do município. A reportagem do Jornal O Diário apurou que Silvano não sofreu nada grave e recebeu alta no meio da tarde de ontem (17), por volta das 15h30. O evento se encerrará hoje, sexta-feira (17/10).

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top