Capa / Em Destaque / ATENÇÃO PAIS: Dia ‘D’ de vacinação contra o sarampo ocorrerá neste sábado

ATENÇÃO PAIS: Dia ‘D’ de vacinação contra o sarampo ocorrerá neste sábado

Bruno Felipe / Da Reportagem

Neste sábado, dia 19 de outubro, ocorrerá em todo o Brasil o Dia ‘D’ de vacinação contra o sarampo. A iniciativa visa ampliar a adesão à campanha em curso, que vai até 25 de outubro. A imunização é destinada a crianças entre 6 meses e menores de 5 anos de idade, considerada a faixa etária mais vulnerável a apresentar complicações pela doença.

O coordenador da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Sidney Leal, pede para os pais levarem o público-alvo da campanha aos postos de saúde, preferencialmente com a carteirinha de vacinação, para que um profissional verifique a necessidade de aplicação da dose. “A criança que chegou na unidade e está com a carteirinha em dia, não precisará vacinar, mas se tiver faltando será vacinada; a nossa cobertura de Tríplice Viral está baixa, então o público deve comparecer nas unidades e assim aumentar nossa meta”, disse Sidney, em entrevista para a reportagem do Jornal O Diário.

Nesta campanha, foi intensificada a dose zero, uma medida preventiva ao aumento de casos de sarampo em crianças abaixo de um ano de idade. Em surtos nacionais anteriores, foram os menores de um ano que evoluíram para casos mais graves e óbitos, segundo o Ministério da Saúde. Mas, no surto atual, há óbitos de crianças em São Paulo e Pernambuco. É importante lembrar que a dose extra, chamada de dose zero, não consta no calendário nacional de vacinação. Portanto, ela não substitui as outras duas, ministradas aos 12 meses de idade (1ª dose) e aos 15 meses (2ª dose). Elas devem ser aplicadas para conferir proteção prolongada contra a enfermidade.

Em Alta Floresta, a maioria das unidades de saúde estarão abertas neste sábado, menos a do bairro Primavera e do PSF 12, no bairro Cidade Alta. Elas funcionarão das 07h00 até as 17h00, sem pausas para o almoço.

 

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top