Capa / Tiro e Queda com Altair Nery / TIRO E QUEDA – 10.04.2019

TIRO E QUEDA – 10.04.2019

Uma equipe da Defesa Civil do Estado de Mato Grosso estará em Alta Floresta ainda esta semana para analisar as condições das estradas rurais, pontes e bueiros, além de locais de estrangulamento em nossa cidade, por causa do excesso de chuvas que tem caído.

Segundo o Secretário de Obras, Elói Luiz de Almeida, diversas pontes e bueiros de Alta Floresta estão em estado de calamidade total e não está decretada a possibilidade de um decreto de emergência em função das condições das vias de trafego, especialmente na zona rural. São mais de 40 pontes em estado crítico, algumas que já “rodaram” com as forças das chuvas e o município não tem estrutura para dar conta do recado sozinho.

Para se ter uma ideia, seriam necessários mais de 16 milhões de reais (por baixo) para dar conta de resolver todos os problemas, mas…. bom, vamos esperar a Defesa Civil vir.  Outros municípios da região, a exemplo de Terra Nova do Norte que também possui uma grande área rural, estão em condições lastimáveis.

 

Mudando de assunto:

A prefeitura de Alta Floresta esperava que ontem tivesse sido analisado e aprovado uma matéria em urgência especial por parte dos vereadores da Casa de Leis, em que pedia suplementação, com vistas a dar suporte documental a uma verba federal que estaria em vias de ser liberado para a nossa cidade. Não temos os detalhes ainda, nem do projeto, sequer da emenda que beneficiará Alta Floresta.

A expectativa é que, ao entrar pedido de análise em urgência especial, a sessão, como em momentos muito anteriores, fosse suspensa, convocadas as comissões pertinentes e fizessem a análise da matéria. Nada disso aconteceu.

Aí eu fico pensando. Pra quer serve mesmo um vereador?

No caso acima, considerando que seja esse mesmo o conteúdo da proposta (verba de emenda para asfalto, condicionada à aprovação de matéria) seria muito importante que os vereadores votassem o regime especial, é próprio do cargo, é próprio da Casa.

Ao não votarem, deixam o município “na mão”, não ajudam ao futuro da cidade, não dão suporte legal a uma verba e tudo isso porque? Não quero nem arriscar a dizer, afinal, “no 0800?”, sem chance!

Um servidor da Câmara, o qual por razões minhas terá sua identidade preservada, me disse que há “um acordo” na Casa para que as matérias de regime especial (urgência) seja enviada com pelo menos 48 horas. Como entrou na noite de segunda (noite anterior) sequer foi analisado o pedido de regime especial.

Sinceramente? Se as sessões fossem realizadas pelo menos duas ou três vezes por semana, essa regra ainda teria alguma razão, ainda que eu ache ela um absurdo, mas com sessões uma vez por semana, pode ser que o município sofra prejuízos, isso é inconcebível.

A liderança do prefeito, exercida atualmente pela vereadora Cida Sicuto não se posicionou, deve estar tudo certo então.

Nos corredores da prefeitura municipal ontem, pude acompanhar alguns servidores (chefes de departamentos) descontentes com a “sequer análise” da matéria por parte do Poder Legislativo altaflorestense.

Aí eu sou obrigado a reforçar a pergunta. PRA QUE SERVE MESMO UM VEREADOR? Se nem nestas horas em que se precise um projeto com tramite diferenciado, seja necessário aguardar tanto tempo? Será que se a gente chamar os vereadores de Carlinda eles resolvem isso logo?

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top