Capa / Em Destaque / Crimes ambientais: Direção de Meio Ambiente disponibiliza Plantão 24 horas para denúncias

Crimes ambientais: Direção de Meio Ambiente disponibiliza Plantão 24 horas para denúncias

Bruno Felipe / Da Reportagem

Com o intuito de prevenir atos criminosos contra o Meio Ambiente, a Prefeitura Municipal de Alta Floresta por meio da Direção Municipal de Meio Ambiente, disponibiliza para a população o ‘Disque Denúncia- Meio Ambiente’, onde através do telefone 66 8422 5894, o cidadão pode denunciar atitudes infracionais como quando presenciar alguém jogando lixo nas vias públicas, além de queimadas e quaisquer situações adversas que possa prejudicar o meio ambiente.

O Diretor de Meio Ambiente Lucas Carvalho salientou que muitas denúncias que chegam através deste número são relativas a situações de despejo de lixos secos (entulhos) nas estradas situadas nas Zonas Rurais do município. Ele orienta para que as pessoas realizem o depósito correto do lixo, uma vez que a Prefeitura regulamentou recentemente o Aterro Seco Municipal e o espaço está aberto para toda a população.

Ele afirmou que após a regularização do aterro, o espaço é monitorado 24 horas e está recebendo somente materiais proveniente de podas (galhos de arvores) e madeiras que não são tratadas, além de entulhos de construção civil que não sejam contaminantes ao solo. “O aterro está para atender o município inteiro, ele não está fechado, o aterro está controlado para estes tipos de materiais”, disse Lucas em entrevista para a reportagem do Jornal O Diário.

Recentemente a Secretaria de Desenvolvimento no âmbito da Fiscalização Ambiental iniciou a colocação de placas em locais diversos para evitar o descarte irregular de lixo a beira das estradas. Após o início dos serviços, uma placa recém colocada pela Secretaria, próximo ao Aterro Seco na 1° Vicinal Norte, teve lixos jogados aos pés do anúncio sem nenhuma preocupação pelo infrator.  De acordo com Lucas, após uma rápida ação, a equipe de Fiscalização Ambiental conseguiu identificar os infratores que cometeram o ilícito ambiental, os quais foram notificados a realizarem a retirada dos lixos de imediato e recolhimento de valores impostas em sanção administrativa.

Segundo o Código Municipal de Meio Ambiente, Lei 1789/2009, os valores podem chegar até a casa de R$ 16.000,00, dependendo da degradação e do dano ambiental ocasionado. A Direção de Meio Ambiente está recebendo denúncias também através do telefone (66) 3521-5025, que atende das 07h às 13h e ainda recebendo mensagens via WhatsApp através do plantão 24 horas (98422-5894).

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top