Capa / Tiro e Queda com Altair Nery / TIRO E QUEDA – 13.03.2019

TIRO E QUEDA – 13.03.2019

Como costuma dizer uma amiga nossa do jornalismo de Alta Floresta, “algo errado não está certo” e isso ocorre  na Câmara de Vereadores de Alta Floresta e tem a ver com…bom deixa eu explicar e talvez você que estiver lendo entenderá.

Na quinta-feira da semana passada a Câmara Municipal de Alta Floresta divulgou, como faz em todas as sessões ordinárias, através de canal no youtube, a sessão pela chamada “Rádio Câmara”. Inclusive, quando houve algumas palavras mais fortes do presidente, tentando se desviar do massacre por causa do 0800, em desfavor da denúncia (e quem denunciava), pessoas me ligaram afirmando que ouviram as supostas ameaças pela internet. Na tarde de segunda feira, curiosamente, ou melhor, estranhamente, apareceu uma mensagem no site da Câmara dizendo que a sessão não havia sido transmitida por “problemas técnicos”.

Ontem, logo pela manhã, outro fato curioso, ou estranho, o site da CMAF ficou fora do ar, justamente no dia e hora da sessão.

Quer mais um fato estranho e curioso? Vou relatar em seguida.

Há muitos anos que nós aqui do O Diário buscamos sempre aos finais das sessões, os áudios em pendrives, diretamente do computador da Casa de Leis. Todos os outros presidentes. Vou repetir em caixa alta que é para todo mundo ouvir. TODOS OS OUTROS PRESIDENTES, sempre cederam os áudios, o que é natural, pois se trata de uma sessão pública, aonde o conteúdo é público e as discussões são públicas.

No entanto, há cerca de um ano, talvez um pouco mais, Emerson Machado “exigiu” que os áudios só seriam concedidos mediante ofício. Num primeiro momento eu não concordei. Em seguida, entendendo que se tratava de “birrinha do chefinho” eu resolvi acatar e a partir de então passamos a oficiar a Câmara em todas as sessões, excesso de zelo? Não, excesso de não ter o que fazer? Não, excesso de burocracia?

Na verdade, nada do que está acima descrito, mas sim, cumprimento da lei que diz que ele tem 15 dias para dar resposta ao ofício. É assim que diz a lei? Assim será, SEM PASSAR POR CIMA, SENHOR EMERSON.

Mas tudo tem um mas, aliás, para ter pessoas más, é preciso sempre um ou mais mas.

Pensemos aqui. Porque o áudio da sessão que foi transmitida “sumiu” do site da Câmara e apareceu informação de que não foi transmitida?

Porque que o site da Câmara saiu do ar justamente no dia da sessão?

Porque demorar 15 dias para dar uma resposta que, em tese, nem precisaria de oficio, bastava ser um mínimo transparente e repassar o aúdio, não para mim, mas para toda a imprensa?

Só para agente recordar (LEMBRA QUE EU DISSE TODOS OS PRESIDENTES?) mas na época do Eloi Crestani a imprensa era tratada de modo diferente. Tinha uma sala de imprensa, o aúdio era distribuído “ao vivo” para a imprensa que poderia até gravar as sessões diretamente nos seus notebooks, ou então, ao final da sessão era repassado a quem quisesse. Quem não tem o que esconder faz assim, já quem dificulta é porque não é tão transparente como deveria ser.

Mas vamos fazer o seguinte. Regras existem para serem seguidas. Não vivemos de áudio da CMAF, muito embora eles são esclarecedores e importantes. E, pensando bem, acho que vou mandar um oficio para a Câmara cobrando a copia de todos os ofícios que mandamos lá, será que tem? Fiquei curioso.

Não, não faremos isso, temos mais o que fazer.

E já que o assunto é CMAF, parabéns aos vereadores Charles Miranda e Cidão. O Charles fez uma homenagens às mulheres, pedindo melhor tratamento à estas guerreiras, contra o machismo que impera no país. Já Cidão, parabenizou ao deputado Juarez que esteve em Alta Floresta, e disse aos pré-candidatos a prefeito da Câmara, Charles e Dida para que se inspirem em Juarez. Faltou gente Cidão, a Câmara tem outro candidato forte, o Eloi Crestani.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top