Capa / Em Destaque / “Dia do Pioneiro” será marcado com a realização de atividades especiais e exposição da história de Alta Floresta

“Dia do Pioneiro” será marcado com a realização de atividades especiais e exposição da história de Alta Floresta

Bruno Felipe / Da Reportagem

No dia 25 de novembro é comemorado em Alta Floresta o Dia do Pioneiro. A data, instituída em 2007, tem o objetivo de homenagear e reconhecer as pessoas que ajudaram no desbravamento do município há décadas atrás e que colaboraram para o desenvolvimento da cidade. A colonização de Alta Floresta começou o seu curso na década de 70, mais precisamente no ano de 1976, quando os profissionais de diversas áreas do Brasil rumaram de mudança para a área onde viria a ser o novo município.

É comum ser considerado pioneiro o sujeito que chegou ao local em um período de até dez anos. Para dar reconhecimento fora criado duas categorias já que os que vieram nos primeiros quatro anos são pioneiros desbravadores. Este reconhecimento se dá pela função especialmente da abertura das áreas e implantação dos sérvios mínimos para que se instalasse a população até culminar no reconhecimento do município. Também são reconhecidos os pioneiros que chegaram ao município até 18 de dezembro de 1986. A data comemorativa (25/11) foi escolhida, pois este é o dia do nascimento do colonizador Ariosto da Riva.

Pensando nisso, no próximo domingo, a Secretaria de Desenvolvimento com apoio da Associação dos Guias de Turismo de Alta Floresta (AGTAF) e Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), irão realizar uma série de atividades especiais que iniciarão com uma missa especial na Igreja Santa Cataria, a primeira igreja instaurada no município de Alta Floresta, a partir das 7h30. As 08h00 haverá exposição de objetos e fotos antigas da história do município na Praça Cívica, bem como a exposição do ciclo econômico.

As 10h00 haverá City Tour e os interessados precisarão fazer a inscrição através do número de telefone 9 9203 6186. As 14h30 haverá contação de história através do Ônibus Literário do Projeto Era uma Vez. As atividades encerarão com uma roda de viola. Vale ressaltar que o ‘Dia do Pioneiro’ foi instituído no município através da Lei nº1579/2007 de autoria da vereadora Elisa Gomes (PDT). Segundo ela, todos os anos a data é lembrada e comemorada. “Toda a população está convidada para estarem prestigiando o evento e eu agradeço todas as secretarias envolvidas que estão fazendo um trabalho muito bacana de valorização desses pioneiros”, disse Elisa em entrevista para a reportagem do Jornal O Diário.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top