Capa / Agropecuária / Prefeitura Municipal iniciou ontem o 2º Encontro sobre a Expansão da Fronteira Agrícola no Extremo Norte Matogrossense

Prefeitura Municipal iniciou ontem o 2º Encontro sobre a Expansão da Fronteira Agrícola no Extremo Norte Matogrossense

Bruno Felipe / Da Reportagem

Está sendo realizado em Alta Floresta o 2º Encontro sobre a Expansão da Fronteira Agrícola no Extremo Norte Matogrossense. A reportagem do Jornal O Diário acompanhou o início do evento que aconteceu na manhã de ontem (26/09) e contou com a presença de autoridades municipais e estaduais; segundo o Secretário de Estado de Gabinete do Governo, Domingos Sávio, a região norte do MT cresceu consideravelmente nos últimos anos em nível médio nacional, isso atribui-se ao forte investimento na região, principalmente na produção agrícola. Conforme ele disse em entrevista ao Jornal O Diário, o evento recebeu palestras sobre o conceito da tecnologia aliado ao agronegócio. “Nós pegamos um Governo defasado, destruído e estancamos tudo isso, e agora estamos com muito custo dando a volta por cima e Alta Floresta com certeza está sendo beneficiada e vai ser ainda mais”, disse ele.

Para a reportagem do Jornal O Diário o Prefeito Asiel Bezerra disse que antigamente os caminhões que faziam a exportação de grãos percorriam 2.500 KM até o porto de Paranaguá, atualmente graças aos investimentos, o trabalho é feito em menos de 1.000 KM até Miritituba. Além disso, ele salientou que é preciso terminar a pavimentação asfáltica de Carlinda até o município de Novo Mundo para diminuir mais ainda essa quilometragem. “Hoje nós temos logística para exportar os grãos, a nossa terra é melhor que a terra do cerrado, então vai menos adubo e calcário, e o custo para plantar e para vender é maior, por isso o crescimento da nossa região”, explicou Asiel em entrevista ao Jornal O Diário.

Conforme ele disse, a região de Alta Floresta possui disponível um total de 1.300,000.00 (Um Milhão e Trezentos Mil) hectares para se plantar grãos, fator este que impulsionará ainda mais o crescimento de Alta Floresta. Ele acredita que em menos de dez anos todo esse hectare já estará com grãos para serem plantados e cultivados. “Então o nosso crescimento está grande e vai ser mais grande ainda, Alta Floresta é uma cidade muito abençoada por Deus”, concluiu ele.

O Secretário Domingos ressaltou para a reportagem sobre a situação do atraso no pagamento dos servidores do SECITEC (Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação) de Alta Floresta, ele disse que isso já foi regularizado. “Estamos confirmando se foi um atraso de repasse do Estado ou um atraso da própria terceirizada”, ressaltou ele.

De acordo com a Secretária de Desenvolvimento Célia Castro para se ter uma soja de qualidade é preciso atender as exigências do mercado. “Então nada melhor que um encontro desse para a gente se atualizar e também pegar as informações que são necessárias para que a gente realmente continue no crescimento, de uma forma correta e ter o sucesso que Alta Floresta e região merece”, assentiu ela para a reportagem do Jornal O Diário. O Encontro encerra-se hoje as 11h15.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top