Capa / Em Destaque / TCE analisa projetos do PDI em Alta Floresta; ‘Projeto 1’ foi apresentado nesta segunda

TCE analisa projetos do PDI em Alta Floresta; ‘Projeto 1’ foi apresentado nesta segunda

Bruno Felipe
Da reportagem

7583bbf8-6314-49a8-b8a2-d2a995ecc5f9Foi apresentado na tarde desta segunda-feira 14, na sala de reuniões da Prefeitura Municipal o ‘Projeto 1’ do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) em Alta Floresta. O Programa foi instituído no ano de 2012 pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso com o objetivo de contribuir para a melhoria da eficiência dos serviços públicos, fomentando a adoção de um modelo de administração pública orientada para os resultados para a sociedade. Na ocasião, o professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Eber Capistrano, apresentou um dos projetos que tem como foco principal disseminar a cultura do planejamento estratégico e da administração públicas gerencial nas unidades gestoras fiscalizadas pelo TCE. “Esse programa visa ajudar as prefeituras a administrar melhor, a gerenciar melhor seus recursos e com isso atender as demandas da sociedade”, explicou o professor em entrevista ao Jornal O Diário.

O foco do PDI é o desenvolvimento integrado e permanente do TCE-MT e de todas as instituições públicas fiscalizadas, a partir da transferência de conhecimento, tecnologias e boas práticas de gestão. Todos os projetos foram estruturados de forma transversal e integrada com a finalidade de otimizar a aplicação dos recursos públicos em benefício da sociedade. A expectativa do TCE-MT com a implementação do PDI é introduzir na administração pública e na sociedade de Mato Grosso as culturas do planejamento, da transparência, da educação continuada, da eficiência e da inovação, práticas essas essenciais para o bom desenvolvimento econômico e social.

Eber explicou que na última visita em Alta Floresta, os representantes do TCE-MT analisaram os objetivos e as perspectivas de metas a longo e curto prazo; Atualmente eles estão avaliando os indicadores. Novas reuniões serão feitas ao longo do ano para apresentar todos os 6 projetos de forma esclarecedora à todos os secretários e para o poder executivo. “Nesses dias, nós estamos justamente acompanhando e conversando com os secretários, deu tempo para eles pensarem na última vinda nossa aqui, é o tempo deles atualizarem, deles repensarem e estar alinhando, isso é um processo que não termina de uma vez em uma visita, até o final do ano a gente vai estar visitando e ajudando os secretários e a prefeita na melhoria de gestão”, concluiu ele.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top