Capa / Cidades / SEMA embarga empresa especializada em exportação de teca recém inaugurada em Alta Floresta

SEMA embarga empresa especializada em exportação de teca recém inaugurada em Alta Floresta

Bruno Felipe

capa Empresa Sharewood embargada pela SEMA EDITADA

A reportagem do Jornal O Diário recebeu uma denúncia anônima referente a uma empresa de exportação de teca, recém inaugurada em Alta Floresta, localizada na MT-208, cerca de 12 km da região central do município. De acordo com a denúncia, a empresa ‘ShareWood’ estava em atividade, mas sem ter expedido a licença ambiental. A irregularidade apontada na denúncia foi confirmada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), através do diretor da unidade desconcentrada de Alta Floresta, Vinicius Sales. Segundo ele, a irregularidade foi descoberta após o órgão realizar fiscalização de rotina. Por conta disso, a exportadora de madeiras foi embargada e está suspensa desde o dia 4 de abril.

De acordo com Vinicius, é realizado semanalmente vistoria de monitoramento nas empresas do ramo madeireiro na região de Alta Floresta e na semana passada, foi feito uma ação de fiscalização na referida empresa. “Solicitada a documentação para o funcionamento, essa empresa no caso não possuía e por tal motivo, foi feito o embargo do empreendimento, que a licença necessária seria a licença de operação” disse o diretor da Sema ao Jornal O Diário.

A licença de operação é a licença ambiental, exigida a todos que desejam construir empreendimentos, para que assim possam desenvolver as suas atividades legalmente. Essas licenças podem ser expedidas tanto na SEMA, quanto pela prefeitura municipal. “No caso de lava-jato, oficina mecânica, marcenaria, essas licenças a prefeitura emite, agora, madeireira, posto de combustível, hospital e diversos outros empreendimentos é a Secretaria Estadual de Meio Ambiente que emite as licenças”, explicou o diretor.

As empresas autuadas por falta de licença, como a ShareWood, necessitarão apresentar um requerimento com todos os dados da empresa, junto a um órgão ambiental e após isso, solicitar a licença competente. O diretor da Sema notifica para os empreendedores que desejam iniciar um novo projeto, que é exigido, inicialmente, a licença prévia (LP), a licença de instalação (LI) e a licença de operação  (ambiental) (LO/LA), para que a empresa possa funcionar normalmente. “Se o motivo do embargo é a falta de licença, simplesmente a emissão da licença já permite que ela (empresa) volte a funcionar”, disse.

Frequentemente a unidade de Alta Floresta desenvolve atividades de fiscalização em toda a região do extremo norte de Mato Grosso, “essas fiscalizações são: Fiscalizações de empreendimentos, fiscalização de pesca referente a desmatamento, comercio ilegal de madeiras, isso no decorrer dos dias, de segunda a segunda, a gente realiza as atividades de fiscalização aqui na região”, disse ele ressaltando que, caso alguém perceba alguma irregularidade em empresas e/ou empreendimentos, que denuncie na SEMA, localizada na Rua F, Nº828, no período das 13 às 16 horas, ou via telefone através do número 3521 -7919.

A equipe de reportagem do Jornal O Diário tentou contato com a empresa ShareWood, mas até o final desta edição, não tivemos respostas.

sharewood

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top