Capa / Em Destaque / Corpo de Bombeiros realiza orientação sobre procedimentos para desobstrução de vias aéreas de crianças e lactentes

Corpo de Bombeiros realiza orientação sobre procedimentos para desobstrução de vias aéreas de crianças e lactentes

Bruno Felipe

ensinamento bombeiros

O Comando Regional da 7ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros Militar de Alta Floresta, realizou na tarde desta quarta-feira 11, em uma das salas da Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Alta Floresta (Secitec-AF), uma demonstração sobre as maneiras de desobstrução de vias aéreas em crianças (acima de 1 ano) e lactentes (menores de 1 ano), uma forma de prestar um atendimento por parte dos familiares enquanto a equipe do CB não chega ao local em casos de desobstrução. Os ensinamentos foram realizados para a imprensa local afim de repassar os conhecimentos para toda a população.

O engasgo ou Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE) é o bloqueio da traqueia de uma pessoa por um objeto estranho, vômito, sangue ou outros fluidos. “Muitas vezes não à tempo pra chegada do serviço de emergência no local, porque uma pessoa que fica sem respirar com tempo superior á 3 minutos muitas vezes ela vai ficar inconsciente, pode levar ao coma e a morte; Então é importante que as pessoas que estão ali no local, elas já possam agir, já possam aplicar uma técnica de primeiros socorros até a chegada da equipe de emergência”, disse o Tenente Luiz Fabio em entrevista ao Jornal O Diário.

O tenente explica que quando temos um engasgamento pediátrico, seja ele lactente ou de criança, devemos realizar processos de compressões e ‘tapotagem’, técnica de desobstrução que consiste em pressionar com as mãos em forma de concha ou em ventosa, as regiões torácicas relacionadas com as áreas pulmonares em que haja secreção. Fábio explica que o processo se inicia com 5 tapotagens nas costas e 5 compressões no tórax do paciente. Ao terminar deve-se avaliar se a vítima voltou ao estado natural ou não.

Em crianças maiores de 1 ano de idade, é necessário encoraja-la a tossir, e caso não dê certo, as instruções são de colocar a criança sentada no colo de um adulto e realizar manobras de ‘Heimlich’, com força apropriada para o tamanho da criança, com a mão fechada abaixo do estômago da criança, movendo-as de baixo para cima. Após a desobstrução, é necessário levar imediatamente a criança para o pronto-socorro ou acionar a emergência do Corpo de Bombeiros, através do número 193.

Fabio recomenda para as pessoas manterem a calma na hora de realizar os procedimentos, pois se faz necessário estar atento para não prejudicar e agravar a situação do paciente “Esse procedimento será feito através de orientação por telefone, até a chegada da equipe de emergência, e se muitas vezes a pessoa tiver muito nervosa, ela não vai conseguir compreender o que deverá ser feito”, disse o tenente. Ele ressaltou que em qualquer momento as pessoas que possuírem dúvidas e quiserem esclarecer alguma técnica de primeiro socorros, ou receber algum aprendizado referente a isso, pode estar procurando o quartel do corpo de bombeiros que prontamente os soldados realizaram o ensinamento.WhatsApp Image 2018-04-11 at 19.40.25

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top