Capa / Em Destaque / Animais abandonados em Alta Floresta representam perigo para o trânsito

Animais abandonados em Alta Floresta representam perigo para o trânsito

caoSe deparar com “animais vadios” nas ruas do município de Alta Floresta está cada vez mais comum. O número de gatos e principalmente cachorros abandonados tem aumentado nos últimos meses sendo possível constatar ao olharmos em cada esquina, rua ou avenida da cidade. A presença desses animais nas ruas podem gerar acidentes fatais tanto para eles quanto para os seres humanos.
É difícil conter a proliferação dos animais, já que em Alta Floresta não existe um centro de zoonoses ou um local adequado para recebe-los. Por sua vez, os animais ficam expostos nas ruas e por conta da irracionalidade acaba ás atravessando; ao fazer isso á probabilidade de um acidente é grande. Em um giro por alguns bairros de Alta Floresta nossa reportagem constatou o fato ao nos depararmos com alguns cachorros pelas ruas da grande Cidade Alta.
Nossa equipe procurou o vereador e representante da comunidade Mequiel Zacarias, onde indagamos sobre a atuação do poder legislativo para haver uma mudança na vida desses animais, com a ideia de ajuda-los e a população, que sofre junto com o abandono. Mequiel relata que a falta de preocupação dos poderes públicos (Legislativo e Executivo) acarreta na crescente demanda de animais nas ruas. “Falta de sensibilidade que o poder público tem para com esta questão”, disse o vereador.
Segundo ele, a associação PROTAAF (Protetores de Animais de Alta Floresta) ajudava na captura de animais abandonados e/ou maltratados, cuidando e ajudando-os para que tenham um novo lar. Mas, esta associação era promovida apenas por voluntários e sem o apoio de algum órgão público começaram a obter muitas dividas nos centros veterinários, precisando encerrar as atividades. A voluntária e idealizadora da PROTAAF, Arieli Caroline, disse a nossa reportagem que também constatou o índice do aumento de animais nas ruas do município. Segundo ela, a associação ajudava neste tipo de serviço, além de realizar diversas feiras de adoção de animais. “Todos os anos fazíamos ‘Feira de Adoção’, onde os animais que capturávamos nas ruas, após passar por cuidados e tratamento, eram colocados á disposição para que a população pudesse adotar”, disse Arieli á nossa reportagem.
Atualmente os índices de animais soltos pela cidade só aumenta e parece que a situação esta longe de ser resolvida. “Por enquanto o município não tem recursos para a construção de um centro de zoonoses”, disse Mequiel Zacarias á reportagem do O Diário.
Página criada no facebook ajuda altaflorestenses á encontrar animais desaparecidos
Uma ferramenta importante esta atuando para ajudar os amantes de animais de estimação. A página do facebook intitulada “Alta Floresta – Animais Perdidos e animais para posse”, contribui para haver uma visão sobre o mundo animal no âmbito altaflorestense. De acordo com a moderadora Arieli, a página foi desenvolvida para que pessoas possam fazer diversas postagens como doações de animais, ajuda para procurar um animal perdido, há devolver um animado encontrado e muitos outros serviços que um possível centro de zoonoses faria, mas que foi preciso ser feito por uma moradora de Alta Floresta. A população apoiou a ideia e hoje a pagina conta com cerca de 3.608 (três mil e seiscentos e oito) membros.
A página foi criada para atender as atividades feitas pela antiga associação PROTAAF , mas com o seu fim, a voluntária Arieli decidiu continuar os trabalhos com a página, tornando-a uma ferramenta importante para todos que amam os animais de estimação. Segundo ela “A página tem o intuito de ajudar toda a população que ama os seus e os dos outros animais em Alta Floresta”. Ainda de acordo com ela em uma entrevista para a reportagem do O Diário, a página do facebook foi uma forma de dar continuidade á PROTAAF, que foi desabilitada por conter dívidas nos centros veterinários.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top