Capa / Em Destaque / Major suspeito de participar de plano contra desembargador deve “manter distância de governador de MT”

Major suspeito de participar de plano contra desembargador deve “manter distância de governador de MT”

Major PM Michel Ferronato passou mais de um mês preso e foi solto por determinação do STJ. Ele concorre à promoção ao cargo de tenente-coronel na PM.

michel-ferronatoO major da Polícia Militar, Michel Ferronato, preso no dia 27 de setembro suspeito de participar de um plano para atrapalhar as investigações sobre o esquema de grampos em Mato Grosso, foi solto na terça-feira (31), sob condição de cumprir com medidas cautelares como manter distância e evitar contato, mesmo que indireto, com o governador Pedro Taques (PSDB).

Ao ter a prisão revogada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), o major também foi autorizado a participar da concorrência para ser promovido à tenente-coronel da PM, mesmo estando sob investigação. A decisão dada pelo ministro Mauro Campbell na terça-feira (31) atendeu ao pedido feito pelo advogado do major, Carlos Frederick.

Ferronato estava preso no Batalhão de Operações Especiais (Bope) e, ao prestar depoimento à delegada Ana Cristina Feldner – que havia sido nomeada para conduzir o inquérito dos grampos no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) -, negou as acusações.

Para continuar em liberdade, o major ainda precisou entregar o passaporte dele à Justiça Federal e está proibido de deixar a capital sem comunicar previamente ao ministro do STJ. Além disso, ele não pode frequentar repartições públicas ou manter contato com servidores lotados nos órgãos que compõem a estrutura administrativa do gabinete do governador, como a Casa Militar e a Casa Civil.

Ele também não poderá ter acesso ou manter contato com os servidores e agentes políticos da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), vice-governadoria e as secretarias estaduais de Segurança Pública (Sesp) e Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).

Ferronato ainda terá que se manter em casa à noite e nos dias de folga, medida apontada pelo ministro do STJ como necessária para evitar que ele interfira nas investigações ou mantenha contato com outros possíveis envolvidos nos crimes apurados.

Acusações

O major Ferronato é suspeito de tentar aliciar e ameaçar o escrivão que atuava no inquérito policial militar que apura o esquema dos grampos, tenente-coronel José Henrique Costa Soares – e que, posteriormente, denunciou o caso à polícia.

De acordo com as investigações, ele teria oferecido uma promoção ao escrivão para que ele ajudasse a “blindar” o então secretário Rogers Jarbas das investigações e gravasse uma conversa com o desembargador Orlando Perri, usando uma microcâmera, a fim de afastá-lo das investigações. Jarbas nega participação no esquema e também foi solto pelo STJ na terça-feira (31).

Conforme relato feito pelo tenente-coronel, a promessa do cargo de coronel foi a segunda abordagem feita pelo major Ferronato. Na primeira vez, conforme o policial, o grupo teria tentado aliciá-lo para favorecer os militares. Em troca da ajuda do escrivão, o major Ferronato teria prometido manter em segredo a condição de dependência química e crimes militares supostamente praticados pelo tenente-coronel.

Investigação pelo STJ

No dia 18 de outubro, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) remeteu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), todos os inquéritos e depoimentos referentes às interceptações telefônicas ilegais. A medida havia sido determinada pelo ministro Mauro Campbell Marques no último dia 11, após indícios de envolvimento do governador Pedro Taques no esquema. (G1/MT)

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top