Capa / Em Destaque / Fórum “regional” de Cultura só atrai um município

Fórum “regional” de Cultura só atrai um município

23217515

Kariny Santos

Teve inicio na manhã pela ontem 26, no Centro Cultural de Eventos o encontro de gestores municipais de cultura do extremo norte do Estado de Mato Grosso. O 1º dia do encontro contou apenas com a presença da diretora de cultura de Nova Bandeirantes, além dos representantes de Alta Floresta. O convite teria sido feito para todos os municípios da região. O evento está sendo presidido pelo responsável pelo sistema estadual de Cultura Geraldo César.

O encontro tem como objetivo instruir os municípios sobre como gerenciar a pasta e a implantação de programas para garantir um fundo de recursos para manter as pastas em cada município, “a gente está trazendo a proposta de integração ao sistema estadual de cultura, incentivo da implantação dos CPFS municipais que é a criação dos conselhos municipais de cultura, plano e fundo municipal”, explicou responsável pelo sistema estadual de Cultura Geraldo César.

A diretora de cultura de Nova Bandeirantes, Rosineia Sousa Carmem esteve presente e falou um pouquinho da atual situação do município, que depois de um ato de vandalismo teve a prefeitura incendiada, “olha esses encontros para mim, eu gostaria que todos viessem nesses encontros, a nossa situação em Nova Bandeirantes é complicada por causa dos procedimentos que passamos por conta de terem colocado fogo na nossa prefeitura, estamos passando por toda reestruturação e começando do zero, então pra mim esse encontro agora é como dar um ponta pé de novo na cultura de Nova Bandeirantes”, explicou a secretária que garante que o município está “no vermelho”.

Conforme a diretora de cultura de Alta Floresta Flávia Burlhões o representante da secretaria estadual veio para trazer medidas para solucionar os problemas enfrentados pela cultura nos municípios, “trazer o assessor estadual de cultura aqui em Alta Floresta, pra gente já é muito importante porque somos uma cidade polo, eles fizeram esse fórum em Cuiabá, nós não conseguimos ir e nossa região toda aqui também não então eles vieram para cá para atender todos estes municípios e nos tirar todas às duvidas e nos orientar de como fazer para a capitação de recursos, o CPF da cultura, conselho, fundo para fazer a coisa alavancar, para fazer a coisa crescer”, destacou.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top