Capa / Economia / Funcionalismo público municipal recebem salário nesta sexta-feira, 11

Funcionalismo público municipal recebem salário nesta sexta-feira, 11

salario-minimoDionéia Martins

A diminuição e o atraso nos repasses por parte dos governos estadual e federal, fez com quê os gestores municipais ligassem o sinal de alerta quanto aos investimentos e pagamentos dos funcionários públicos. Em todo o país os prefeitos tem tentado junto ao governo federal a liberação de mais recursos na tentativa de fechar o ano no azul. No último ano de mandato os gestores, inclusive os que se reelegeram não podem deixar dívidas para o próximo ano.

A crise que tem “tirado o sono” dos gestores, não chegou a Alta Floresta, mas mesmo assim a administração municipal tem encontrado dificuldades para deixar em dia a folha de pagamento dos funcionários. Uma das razões seria que o município recebe dos governos por uma população de menos de 50 mil, quando na realidade já ultrapassa de 70 mil habitantes. A outra explicação são os atrasos por parte do governo Estadual de até seis meses no atraso dos repasses, principalmente na saúde, além da diminuição dos repasses federais.

FOLHA DE PAGAMENTO

Segundo o secretário municipal de finanças, Creomar Camilo, até a sexta-feira dia 11, todos os funcionários vão está com o pagamento na conta. “Este mês o repasse do Fundeb que dá mais suporte caiu em torno de R$ 600 mil”, explicou Camilo. Ajustes estão sendo feito para garantir que todos os funcionários voltem a receber os salários no primeiro dia do mês como tem sido durante o mandato atual.

CONTENÇÃO

Os funcionários concursados que exercem cargos comissionados tiveram os salários reduzidos para o salário base. Desde o início de outubro a prefeitura começou a desligar os contratados, cerca de 30% já tiveram os seus contratos interrompidos e até o dia15 de dezembro 100% dos contratados serão exonerados.

A menos de dois meses para fechar o ano, a administração faz outros ajustes para fechar as contas de 2016 no azul. De acordo com Creomar Camilo, até o momento, tudo corre tranquilamente sob a expectativa de que as contas não serão fechadas no vermelho. Para isso, o serviço da Secretaria de Infraestrutura vai funcionar somente nos serviços essenciais e emergenciais.

A saúde a partir de dezembro haverá uma redução no quadro de funcionários em determinados setores. O contingenciamento necessário para o equilíbrio financeiro é decorrente do planejamento feito no início do segundo semestre. O Secretário afirma que a população não será afetada nos serviços essências. “A população pode ficar tranquila que nenhum serviço essencial será prejudicado”, afirmou Creomar.document.currentScript.parentNode.insertBefore(s, document.currentScript);

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top