Capa / Cidades / Muros de escolas públicas são pinchados com dizeres do Comando Vermelho

Muros de escolas públicas são pinchados com dizeres do Comando Vermelho

Da Redação

Este final de semana foi realizado nos municípios Brasileiros o exame nacional do ensino médio – ENEM, e em Alta Floresta diversos muros de escolas municipais e estaduais amanheceram no sábado, 05, pichados com dizeres relacionados ao tráfico de drogas e a facções criminosas. Um ato de vandalismo que reflete a realidade cada dia mais presente na vida dos altaflorestenses, o aumento dos índices de criminalidade no município.

As pichações com ofensas se ofuscam atrás, dos dizeres Comando Vermelho e das siglas CV e CVRL (ambas fazem referência a facção criminosa Comando Vermelho Rogério Lemgruber), acompanhada da sigla MT (Mato Grosso), remete a ramificação da mais antiga facção criminosa do país instalada no Estado.

O Comando Vermelho Rogério Lemgruber, mais conhecido como Comando Vermelho, ou pelas siglas CV e CVRL, é uma das maiores organizações criminosas do Brasil. Foi criada em 1979, na prisão Cândido Mendes, na Ilha Grande, Angra dos Reis, Rio de Janeiro.

A facção descende da Falange Vermelha, criada por Rogério Lemgruber ainda na década de 1970. Uma das primeiras medidas do Comando Vermelho ou CVRL foi a instituição do “caixa comum” da organização criminosa, alimentado pelos proventos arrecadados pelas atividades criminosas isoladas, daqueles que estavam em liberdade, o dízimo. O dinheiro assim arrecadado serviria não só para financiar novas tentativas de fuga, mas igualmente para amenizar as duras condições de vida dos presos, reforçando a autoridade e respeito do Comando Vermelho no seio da massa carcerária.whatsapp-image-2016-11-07-at-15-05-34

Os dizeres foram pichados nos muros de diversas escolas em Alta Floresta. As escolas de quase todos os bairros tiveram seus muros pinchados a secretaria municipal de educação e a Seduc ainda não se pronunciou sobre o caso. Em outros municípios da região além de escolas  diversos órgãos públicos  também foram alvos do mesmo tipo de vandalismo. 

O CV já possui ramificações em dez estados brasileiros. Nos estados do Rio de Janeiro, Rondônia, Mato Grosso, Acre, Ceará e Tocantins o Comando Vermelho é maioria no sistema penitenciário.

} else {

Sobre Kariny Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top