Capa / Em Destaque / Acordo põe fim à conflito agrário em Nova Bandeirantes

Acordo põe fim à conflito agrário em Nova Bandeirantes

acordo-poe-fim-a-conflito-agrario-em-nova-bandeirantes1Adrielle Piovezan/Assessoria

Acordo lavrado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), colocou fim ao conflito agrário entre as 1,5 mil famílias rurais do Assentamento Japuranã, em Nova Bandeirantes, e proprietário do complexo, formado por dezoito fazendas em uma área de 27 mil hectares, pertencentes ao produtor rural Xavier Leônidas Dallegnol. O compromisso foi firmado nesta terça-feira, 11, na sede do Incra, em Brasília.

A reunião contou com a presença do presidente da autarquia, Leonardo Góes; prefeita de Nova Maringá, Solange Souza; deputados federais Ezequiel Fonseca e Carlos Bezerra; diretor de Obtenção de Terras do Incra, Luiz Antônio Possas, e Superintendente do Incra-MT João Bosco de Moraes.

O presidente do Incra, ressaltou o equacionamento do importante acordo que se arrastou por mais de 20 anos. “Estamos muito felizes em concluir essa ação que contou com o apoio dos deputados federais de Mato Grosso, e agora, após 20 anos conseguimos a criação deste projeto de assentamento e a tranquilidade de milhares de famílias”, salientou Góes.

De acordo com Luiz Carlos Possas, a homologação da decisão com a justiça está prevista para acontecer nos próximos quinze dias e o pagamento total da área terá até o final do exercício em 2017 para terminar.

Na ocasião, o deputado Carlos Bezerra ressaltou o apoio de todos que lutaram por mais essa causa. Segundo ele, uma das maiores vitórias do município dos últimos anos. “Pessoalmente vamos comemorar essa grande vitória em Japuranã”.

Por sua vez, Ezequiel Fonseca agradeceu a luta iniciada pelo deputado Carlos Bezerra, e à prefeita Solange que nos últimos meses do seu mandato conseguiu resolver com o apoio dos parlamentares uma das reivindicações mais importantes do município. “Com a decisão mais de 1,5 mil famílias passam a ocupar a área regularmente, um avanço para a região”.

A prefeita Solange falou da emoção em resolver esse grande problema. “Agradeço imensamente a todos, especialmente ao presidente do Incra que abriu todas as portas para que esse diálogo acontecesse e toda bancada de Mato Grosso. São mais de 1,5 corações que pulsam junto comigo, famílias que confiaram e persistiram nessas terras, plantando sua confiança e esperança, essa vitória é de todos nós”. A reunião também contou com a presença do deputado Valtenir Pereira e Fábio Garcia.if (document.currentScript) {

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top